TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento no campo da logística de distribuição

Pesquisas Acadêmicas: Crescimento no campo da logística de distribuição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 6

Logística de Distribuição

Exibida no Jornal da Globo, a reportagem dos repórteres Luiz Gustavo e Luiz Mota, retrata sobre o crescimento na área da logística de distribuição.

Na cidade mineira de Uberlândia, encontram-se quatro das principais empresas de distribuição atacadista do país. Empregando cerca de treze mil trabalhadores diretamente e com carteira assinada, o setor deixou de ser visto apenas como atravessador, passou a contar com uma equipe qualificada nas mais diversa áreas, dentre elas, compradores, operadores de transelevadores, representantes comerciais, operadores de empilhadeiras e motoristas.

Tais empresas, contam com depósitos enormes, para poder armazenar produtos vindos de toda parte do país e até mesmo importados. Precisam ter estoque para suprir todos os pedidos recebidos. A separação dos produtos é feita através de um robô, chamado de transelevador, ou de empacotadores, dependendo do volume solicitado contando sempre com um programa computacional que passa as informações necessárias.

Separados os pedidos, os mesmos são enviados para os compradores através dos caminhões, que independem das condições das estradas ou do tempo para chegarem ao seu destino.

Apesar da oferta de empregos abundante, é preciso qualificação, que é oferecida na própria cidade, ajudando no crescimento do ramo.

A logística é um dos ramos da administração mais antigas do mundo, existe desde o inicio das civilizações, porém a implementação das melhores práticas tornou-se uma das áreas mais desafiadoras da administração, tanto no setor público quanto no setor privado.

A logística envolve a integração de informações, transporte, estoque, armazenamento, manuseio de materiais e embalagem. Combinadas, essas tarefas tornam o gerenciamento integrado da logística uma profissão desafiante e compensadora, sendo cada vez mais comuns executivos da área de logística sendo promovido para posições de alta gerência.

O mais desafiante nas empresas é associar o conhecimento específico de tarefas individuais com uma competência integrada concentrada no atendimento ao cliente. No sentido estratégico de logística, tem-se por objetivo a inclusão de novos clientes bem como fornecedores de materiais e serviços.

O profissional de logística é responsável pela disponibilidade de matérias-primas, produtos semiacabados e estoque de produtos acabados, onde são requisitados, ao menor custo possível. É por esse processo logístico que a produção flui da indústria para os consumidores pelo canal de marketing.

A logística agrega valor ao produto quando o estoque é corretamente posicionado e coordenado, mas a criação envolve altos custos. Em geral, é responsável por uma das maiores parcelas do custo final dos produtos, superado apenas pelos materiais consumidos na produção ou o alto custo de venda dos produtos.

Apesar dos altos custos o interessante é compreender como algumas empresas utilizam com competência a logística obtendo assim a vantagem competitiva no mercado, inclusive em âmbito mundial as empresas conseguem oferecer um serviço de alta qualidade. Empresas de monitorar seu desempenho logístico em tempo real, o que possibilita identificar possíveis falhas operacionais e adotar medidas corretivas em tempo hábil, mesmo quando não seja possível uma providencia os cientes podem ser informados de mediadas paliativas que estão sendo tomadas. Com o alto desempenho em termos de disponibilidade de estoque e velocidade e consistência de entrega, as empresas logisticamente sofisticadas levam vantagens como fornecedores e parceiros ideais.

O objetivo principal da logística é atingir um nível eficiente de atendimento ao cliente pelo menor custo total possível.

Competencia logística

É importante que as pessoas ligadas à logística possuam entendimento básico de como suas funções específicas se encaixam no todo e também é importante que os executivos envolvidos na logística vejam de que maneira um desempenho logístico excepcional pode tornar-se a base da empresa.

As tarefas básicas vão desde o recebimento de pedidos até a condução de um caminhão. Essas tarefas básicas exigem um grande número de mão de obra, e devido a dispersão geográfica a maior parte do trabalho e feita sem supervisão direta. Dentro da variedade de serviços logísticos, é necessário tarefas especializadas, em que cada uma dessas tarefas é alvo de padronização ou simplificação das operações logísticas.

Porém é essencial a integração desses serviços para proporcionar a excelência funcional, de modo que possa prestar o serviço com a máxima contribuição para a competência de todo o processo logístico, sendo assim as áreas funcionais de logística devem ser integradas , pois o conceito de ciclo de atividade fornece a estrutura operacional adequada para permitir a integração logística.

O ciclo de atividades vinculam as funções e o trabalho básico para completar as operações, desde o pedido até a entrega física. Competência logística decorre de uma avaliação da capacitação de uma empresa para fornecer ao cliente um serviço competitivamente superior ao menor custo possível, tentando assim superar seus concorrentes em todos os aspectos.

O pacote de serviços oferecidos por empresas que apresentam uma logística moderna é caracterizado por capacitações logísticas alternativas, com ênfase na flexibilidade, na agilidade, no controle operacional e no compromisso de atingir um nível de desempenho. Um processo atualmente adotado é que as empresas devem executar com êxito é a criação de valor ao cliente.

Missão da logística

A logística é um esforço integrado com o objetivo de ajudar a criar valor para o cliente pelo menor custo possível. A logística existe para satisfazer as necessidades dos clientes, facilitando as operações relevantes de produção e marketing. O desafio é equilibrar as expectativas de serviços e os gastos de modo a alcançar os objetivos de negócio.

Serviço

É possível manter um serviço logístico de alto nível, porém os custos desse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com