TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos de Produção

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.217 Palavras (13 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

Como tema proposto do decorrer deste trabalho estará sendo desenvolvido as ideias centrais e teorias sobre os custos de produção. No básico custo de produção é o total de gastos aplicados a uma produção de certo bem ou produto para que com esse produto se obtenha um lucro final. O gasto de produção é tudo aquilo que se é adquirido para a elaboração desse bem ou produto referido. Veremos no decorrer a realidade sobre os custos de produção em uma visão econômica, quais são os custos que se tem em uma empresa, como esses custos são calculados. No decorrer deste, será visto qual custo é real e pesa no balanço de uma empresa, quais são os custos que variam e quais são fixos durante o processo de produção e também a diferença existente entre a visão econômica e a visão contábil-financeira.

2 CUSTO DE PRODUÇÃO

        O objetivo básico de qualquer empresa é a maximização dos seus resultados em relação à realização de toda a sua produção. Dessa maneira, ela sempre buscará produzir o máximo possível tendo em vista a utilização de uma combinação de fatores.

Essa melhora dos resultados só pode ser alcançada quando for possível a maximização da produção para certo custo total ou a minimização do custo total para determinado nível de produção. De qualquer dessas duas maneiras a firma estará melhorando seus resultados, assim se encontrará em uma situação chamada equilíbrio da firma.

Em geral pode-se dizer que custo de produção é o total de gastos aplicados a uma produção de certo bem ou produto. O gasto de produção é tudo aquilo que se é adquirido para a elaboração desse bem ou produto referido, nisso se leva em conta salários e encargos sociais pagos aos funcionários dessa produção, matéria prima gasta e também os insumos gastos com energia, água, impostos e tudo o que engloba gastos para que o produto final seja feito. Dentro de todos esses custos gastos na produção de algo podemos separá-los em categorias de maneira que é feito um melhor planejamento para que se alcance um maior lucro e um baixo custo, o qual é o objetivo maior de qualquer empresa. Nas curvas de custo são considerados vários fatores importantes como veremos no decorrer deste como os custos de oportunidade e também os custos contábeis.

2.1 CUSTOS DE OPORTUNIDADE

        No geral os custos de oportunidades são os sacrifícios feitos quando se deixa de produzir ao se optar por uma determinada produção, é o custo representado em termos de uma oportunidade renunciada. De outro modo é o valor que é associado a uma melhor oportunidade não aproveitada, pois quando se escolhe determinada coisa excluem-se as outras oportunidades e essa alternativa que foi escolhida é associada ao custo de oportunidade que é o maior benefício que não foi obtido pelas oportunidades também não escolhidas. Seriam os custos que ficam subentendidos, os insumos relativos à empresa e que não envolvem desembolso monetário. Esses custos de oportunidades são estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo, dessa maneira também fica conhecido como custo alternativo ou custo implícito.

2.2 CUSTOS CONTÁBEIS

        De maneira oposta aos custos de oportunidade, encontram-se os custos contábeis que seria o custo claro, explícito, que envolve consumo monetário. São os custos reais que se tem em uma empresa em determinada produção, de modo contrário aos custos de oportunidade que são baseados no que poderia se ganhar ou gastar em outras escolhas, o custo contábil ou custo histórico como também é conhecido, é o real custo de determinada empresa em sua produção.

3 CUSTOS TOTAIS DE PRODUÇÃO

Quando se conhece os preços dos fatores utilizados, pode-se então determinar um custo total da produção bom para cada nível de produção. Desse modo o custo total de produção é definido como o total de despesas que uma firma tem com a utilização de uma combinação mais econômica dos fatores da produção, que por meio desta é adquirido certa quantidade do produto.

Esses custos totais de produção são divididos em dois, os custos variáveis totais, conhecido como CVT, e os custos fixos totais que é o CFT. Na prática têm-se essa fórmula para determina-lo CT=CVT+CFT. Mas como na teoria de produção, a análise desses custos de produção é separada entre curtos e longos prazos, como veremos mais adiante.

3.1 CUSTOS VARIÁVEIS TOTAIS

São os custos que dependem e variam conforme a produção, ou seja, vão mudar      dependendo do volume de produção que é feito. São aqueles gastos realizados com os fatores variáveis da produção, como exemplo as folhas de pagamento, matéria-prima, etc. Esses custos na contabilidade privada são conhecidos como custos diretos.

3.2 CUSTOS FIXOS TOTAIS

É a parcela dos custos que independente da produção, não vão variar, sempre vão ser fixo. São realmente os custos com os fatores que são fixos na produção e como exemplos têm-se aluguéis, iluminação, etc. Assim como o CVT (custos variáveis totais) os custos fixos totais na contabilidade privada são conhecidos de outra maneira, como custos indiretos.

3.3 CUSTOS TOTAIS DE CURTO PRAZO

Esses custos são caracterizados pelo fato de serem compostos por parcelas de custos fixos e de custos variáveis.

3.4 CUSTOS TOTAIS DE LONGO PRAZO

Diferente do de curto prazo, o longo prazo só lida unicamente com os custos que vão variar. Assim, o longo prazo não trata com fatores fixos da produção, incluindo-se nisso a planta ou tamanho da empresa, que no curto prazo são considerados fatores fixos na produção.

4 CUSTOS DE CURTO PRAZO

        No curto prazo em qualquer que seja o nível de produção alguns dos fatores dessa produção são fixos. Geralmente como fatores fixos são considerados a planta da empresa e os equipamentos de capital. Esses fatores considerados fixos geram custos fixos e é nisso que entra o curto prazo. O curto prazo é definido por um período que seja suficientemente curto para que pelo menos um dos fatores de produção não seja alterado. Nesta vertente de custo a empresa só pode tomar decisões referentes à quantidade a ser produzida e a quantidade de fatores que podem variar a se utilizar. Para exemplificar e ficar explicado de uma maneira melhor os custos de curto prazo supõe-se uma firma e consideramos que ela só tenha um fator fixo de produção, o qual seria o seu local, e um fator de produção variável, no caso a mão de obra. Dessa maneira essa firma só pode aumentar ou diminuir sua produção mediante a um fator, o fator mão de obra que é o fator variável, de modo que seu fator fixo, o tamanho, não pode ser alterado em curto prazo. Dentro dos custos de curto prazo estão algumas subdivisões de custos, chamados de custos médios e marginais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com