TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

Projeto de pesquisa: DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.784 Palavras (16 Páginas)  •  2.546 Visualizações

Página 1 de 16

1 – INTRODUÇÃO

Este relatório tem, entre outras finalidades, expor a experiência do Estágio Supervisionado II, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Padre Paolino Maria Baldassari, com alunos do 1º ano – turmas B –, do turno Noturno, em Santa Rosa do Purus - AC. O estágio foi orientado pela professora Maria de Fátima Barroso de Araújo e pela professora Maria do Socorro Barroso, com a duração de 135 horas-aula

O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.

Para Francisco e Pereira (2004) o estágio surge como processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor “aluno de tantos anos descobre-se no lugar de professor”. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação. “O Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador (GUERRA, 1995)”. Este “possibilita ao graduando desenvolver a postura de pesquisador, despertar a observação, ter uma boa reflexão crítica, facilidade de reorganizar as ações para poder reorientar a prática quando necessário (KENSKI, 1994:11 citado por LOMBARDI, 2005)”.

O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

O estágio foi realizado na EEEM Padre Paolino Maria Baldassari, localizada à Rua Francisco de Queiroz, s/nº, Bairro Cidade Nova, s/nº, Santa Rosa do Purus, CEP: 69955-000. Foi fundada em 19 de Julho de 2007, com autorização de funcionamento estabelecida pela Portaria Nº 6125 da Secretaria de Estado e Educação Acre, Decreto de Nº 3557de 18/11 de 2008. Atualmente é dirigida pela professora Maria do Socorro de Siqueira Moura. A instituição funciona no período noturno e oferece curso de nível médio (1º a 3º ano), última etapa da educação básica. Nos turno matutino e vespertino a escola funciona apenas com o curso técnico de saúde do Instituto Dom Moacir e atendimento na biblioteca e no laboratório de informática.

A escola possui atualmente 115 alunos, matriculados no turno da noite, funcionando com 06 professores, 07 funcionários administrativos, englobando secretários e auxiliares, 04 funcionários de manutenção e limpeza (serventes) e 04 vigias. Estão em fase final de elaboração os seguintes documentos: Regimento Interno; Projeto político pedagógico; Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE); Conselho escolar; Estatuto do Conselho; Regimento interno do conselho escolar. A avaliação da aprendizagem dos alunos da Escola Padre Paolino Maria Baldassari dar-se de forma é quantitativa e qualitativa.

A professora titular que deveria acompanhar o estágio era a Professora Joelma Patrícia. É formada em Psicologia e atua a 01 ano na área, porém por motivos particulares encontrava-se viajando e não houve a possibilidade de acompanharmos a sua regência.

2.2 ESTRUTURA FÍSICA E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

A estrutura física da escola é excelente, as salas são amplas, com mesas e carteiras apropriadas, ventiladores e quadro verde. O material necessário para o andamento das aulas parece ser suficiente e adequado, a direção da escola procura sempre suprir as necessidades materiais da escola, Existem várias dependências para realização de atividades tais como: laboratório de ciências, laboratório de informática equipado com vários computadores, ampla biblioteca, sala de educadores, salas administrativas (secretaria, sala da direção, coordenação, orientação, almoxarifado) amplo refeitório, cozinha com todos os equipamentos e utensílios necessários.

2.3 CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO ADOTADA PELA ESCOLA

De acordo com informações da Direção, é uma escola identificada com o processo de construção de uma sociedade mais justa, com um espaço em que a prática pedagógica é entendida como uma prática de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam para sua comunidade. Uma escola democrática, competente e comprometida com a aprendizagem significativa do aluno, buscando transformar informações em saberes necessários à vida dos alunos. Entretanto, percebe-se que alguns alunos estão desmotivados, talvez reflexos do ensino transmitido por alguns professores que estão preocupados apenas em cumprir cronogramas e repassar conteúdos.

A direção da Escola desenvolve um trabalho partido da observação dos problemas sociais como um todo, buscando novos caminhos para a educação, através de uma atividade reflexiva, com uma administração escolar voltada para as necessidades básicas e a realização do ser humano, tendo como base Dermeval Savianni que diz:

Entendo, pois que o processo educativo é a passagem da desigualdade à igualdade. Portanto, só é possível o processo educativo em seu conjunto como democrático sob a condição de se distinguir a democracia como possibilidade no ponto de partida e a democracia como realidade do nosso ponto de chegada.

2.4 CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA DO ESTÁGIO

A clientela atendida pela escola é bastante diversificada, principalmente na idade que começa com 15 anos até aproximadamente 65 anos (alunos provenientes da EJA). A maioria dos alunos é oriunda de famílias de baixa renda, filhos de pais com pouca escolaridade e empregos de mão-de-obra não qualificada; tem renda familiar em média de um a três salários mínimos; moram em casas pequenas; 100% utilizam-se do sistema público de saúde; como meio de comunicação tem acesso a internet pública (GESAC) e a televisão.

Quanto às atitudes em sala de aula, os problemas são comuns como em todas as escolas, desatenção e desinteresse, para tentar resolver estes problemas, a escola usa de todos os meios que dispõe, na maioria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com