TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO DO SISTEMA ECONÓMICO

Seminário: DEFINIÇÃO DO SISTEMA ECONÓMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Seminário  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  212 Visualizações



DEFINIÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO

Um sistema econômico pode ser definido como a reunião dos diversos elementos participantes da produção de bens e serviços que satisfazem as necessidades da sociedade, organizados não apenas do ponto de vista econômico, mas também social, jurídico, institucional etc. Observe que os elementos integrantes de um sistema econômico não são apenas pessoas, mas todos os fatores de produção: trabalho, capital e recursos naturais.

As instituições onde são organizados os fatores de produção são denominadas unidades produtoras. Uma fábrica de automóveis, um banco e uma fazenda são exemplos de unidades produtoras, pois em cada uma delas os fatores trabalho, capital e recursos naturais estão organizados para a produção de algum bem ou serviço.

A produção econômica pode ser classificada em três categorias, de acordo com a sua destinação.

Bens e serviços de consumo;

Bens e serviços intermediários;

Bens de capital.

COMPOSIÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO

Setor primário: constituído pelas unidades produtoras que utilizam intensamente os recursos naturais e não introduzem transformações substanciais em seus produtos. Neste setor, estão as unidades produtoras que desenvolvem atividades agrícolas, pecuárias e extrativistas, sejam minerais, animais ou vegetais.

Setor secundário: constituído pelas unidades produtoras dedicadas às atividades industriais, através das quais os bens são transformados. Caracteriza-se pela intensa utilização do fator de produção capital, sob a forma de máquinas e equipamentos. Indústrias de automóveis, de refrigerantes e de roupas são exemplos de unidades produtoras incluídas no setor

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com