TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Por:   •  17/7/2017  •  Exam  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Fundamentos de Economia

ALUNO: Thainara Carvalho Vilas Boas Oliveira

QUESTIONÁRIO

1) Em se tratando do “ramo teórico da Economia Política”, destaca Senior, tanto as premissas quanto as conclusões delas derivadas são “universalmente verdadeiras”. Dentre as cinco premissas, ou “proposições gerais”, arroladas pelo autor, duas merecem destaque especial:

“1- A riqueza consiste em todas as coisas que (...), direta ou indiretamente, produzem prazer ou previnem o medo, ou, para usar uma expressão equivalente, que são susceptíveis de serem trocadas ou (...) que tem valor. 2- Toda pessoa é desejosa de obter, com o menor sacrifício possível, a maior quantidade possível dos artigos da riqueza”.

Disserte sobre o seu entendimento a respeito dessas premissas (no mínimo 10 e máximo 15 linhas).

RESPOSTA: Concordo com as duas premissas que destaca Senior. 1) Universalmente as pessoas associam riqueza com bens que geram prazeres e consequentemente a felicidade. São os bens que podem ser trocados levando em consideração o tempo de uso e o desejo por obter algo melhor e com um valor maior. 2) Toda pessoa tem o desejo de ter o poder de compra, o desejo de obter esses bens que trazem prazer, mas muitas também querem obter com o menor sacrifício possível, que faz lembrar um dos princípios da escola fisiocrata, que era a filosofia social utilitarista: máxima satisfação com mínimo esforço.

2) Qual a concepção de valor adotada por Jevons?

RESPOSTA: Para Jevons, as coisas têm valor independentemente da troca: basta que sejam desejadas, que sejam úteis aos indivíduos.

3) Em sua opinião (questão pessoal) é possível desassociar a evolução histórica da evolução econômica? Justifique.

RESPOSTA: Não é possível desassociar a evolução histórica da evolução econômica porque a economia sempre esteve presente na evolução da humanidade, em todas as formas de cultura a economia estava presente na sua forma básica, como uma simples troca de produto. Na era feudal também existia economia, ela se baseava na agricultura.

4) Explique o fundamento do valor na concepção de Walrás?

RESPOSTA: Para Walrás o fundamento do valor é a raridade das coisas. As coisas são raras por serem úteis ao homem e limitadas em quantidade. Desse modo, em qualquer contexto social e em qualquer circunstância, as coisas raras têm valor: se elas apresentam utilidade e se são limitadas em quantidade, naturalmente elas têm valor.

5) Explique a visão Walrasiana sobre o objetivo da troca?

RESPOSTA: O objetivo da troca é a recomposição pura e simples de produtos entre os “permutadores”, de modo a se atingir a satisfação (ou utilidade) máxima. Quando os indivíduos trocam, segundo Walras, eles querem unicamente alcançar posições “ótimas” do ponto de vista de seus desejos, disponibilidades e necessidades: o objetivo é, sempre, “a satisfação máxima das necessidades ou o máximo de utilidade efetiva” (Walras, 1983: 58).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (749.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com