TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA CAMPUS DE APLMEIRA DAS MISSÕES

Por:   •  6/2/2021  •  Resenha  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

CAMPUS DE APLMEIRA DAS MISSÕES

DISCIPLINA DE ECONOMIA POLÍTICA A

PROFESSOR CLAUDIO JOSÉ SILVA LEÃO

Acadêmico: Elias Vicente Furini

Matrícula: 2016510323

Atividade à distância desenvolvida com base nas Instruções Normativas nº02/2020 e nº03/2020 e respaldada pelo Colegiado de Curso de Ciência Econômica de Palmeira das Missões, devido às externalidades do Coronavírus Covid-19.

Data: 29/11/2020

Aula em questão: Fichamento 4: O Capital

Resenha

No capitalismo, todo produto do comportamento humano é reduzido a uma mercadoria. A arte é uma mercadoria, então a mercadoria pode ser negada? Se o produto produzido não for colocado no mercado, ele não terá valor. Esta forma não é absoluta, mas é inevitável no capitalismo e pode ser contornada, mas não pode ser negada.

O alimento é produzido para a própria sobrevivência, mas a conexão é direta. No capitalismo, um produto é trocado por outra produto (dinheiro), portanto, a mercadoria alimentar não é produzida apenas para atender nossas necessidades (saciar a fome), mas também para a demanda do mercado. Os produtos são usados apenas para negociação. Se uma mercadoria é uma forma básica, ela tem certo conteúdo, não importa se se baseia no material ou valor.

A riqueza parece uma mercadoria. Ela se opõe em aparência x essência ou forma x conteúdo, mas não é negada. Portanto, as mercadorias são uma forma de riqueza ou são apenas a aparência de riqueza? Cada mercadoria aparece na forma de riqueza, mas essa riqueza não se limita a isso. Qual é a natureza das mercadorias? Os produtos que produzimos assumem a forma de produtos, mas não existem em si. Se você considerar os produtos apenas pela aparência, você cairá no fetichismo. Se considerarmos apenas as mercadorias em sua essência, não entenderemos o capitalismo e sua particularidade no trabalho humano. Disse que o trabalho humano hoje é igual ao da antiguidade.

Marx acredita que as mercadorias são a forma básica de riqueza no capitalismo, mas ele não argumenta que as sociedades não capitalistas não têm mercadorias como as sociedades gregas ou pré-colombianas. Por que as mercadorias são uma mercadoria básica, não trabalho ou meio de produção? Porque ainda são mercadorias.

Em uma sociedade onde o modo de produção capitalista domina, a riqueza parece ser um grande número de mercadorias. Portanto, nossa investigação começa com a análise da mercadoria.

A utilidade das coisas faz com que tenham valor de uso. Na forma social que vamos estudar, eles constituem simultaneamente o portador material do valor de troca. Vamos olhar mais de perto - pegue duas mercadorias como exemplo, por exemplo, um quarto de trigo = x quintais de ferro. A equação mostra que existe uma coisa comum do mesmo tamanho em duas coisas diferentes. Portanto, cada um dos dois deve ser reduzido a este um terço. Portanto, a taxa de conversão ou valor de conversão de uma mercadoria revela seu valor.

O valor de uso ou ativo é valioso porque contém trabalho humano abstrato. Então, como medir seu valor? Ele funciona por meio do quantum do material que compõe o valor nele contido. A geração de valor de uso determina que a amplitude de seu valor seja o tempo de trabalho necessário na sociedade. De modo geral, quanto maior a produtividade do trabalho, menor é o tempo de trabalho indispensável para a produção dos bens e, quanto menor a quantidade de trabalho cristalizado, menor é o seu valor. Inversamente, quanto menor a produtividade do trabalho e maior o tempo de trabalho necessário para produzir os bens, maior será o seu valor.

As mercadorias entram no mundo na forma de valor de uso, como ferro, linho, trigo, etc. Por sua dualidade, objeto de uso e valor ao mesmo tempo, são apenas mercadorias. Da forma mais simples à estonteante forma de dinheiro, é necessário monitorar o progresso da expressão de valor contida na relação de valor do produto.

A analogia de valor mais simples é a relação de valor entre um produto e um único produto de diferentes tipos. Por exemplo: 20 varas de linho = 1 casaco, ou: 20 varas de linho são equivalentes a 1 casaco. Em nosso exemplo de linho e casaco, dois produtos distintos representam duas funções diferentes. O linho expressa seu valor no casaco, e o casaco atua como um material para essa expressão de valor. A primeira mercadoria tem uma forma de valor relativo. A segunda forma equivalente.

Por exemplo, o valor dos produtos agora é apresentado em inúmeras outras formas. Portanto, este valor tornou-se mesmo verdadeiramente gelatina humana indiferenciada pela primeira vez. Para o trabalho gerado, ele agora é expresso como um trabalho equivalente a qualquer outro trabalho humano. Ao mesmo tempo, parece que a forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com