TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

Por:   •  4/11/2017  •  Exam  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA[pic 1][pic 2][pic 3]

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Aluno: Reginaldo Bezerra da Silva – Polo C. Grande

EXERCÍCIO PROPOSTO – 1ª SEMANA

  1. Sociedade, termo oriundo do latim societas, que tem por significado “associação amistosa com os outros”. Pode-se afirmar que a chave conceitual de sociedade está na vivência grupal, desta forma, só existe sociedade se houver mais de um indivíduo; sua principal característica está na diferenciação social (RUA, 2012), onde seus membros apresentam atributos, ideias, interesses e aspirações diferentes, bem como desempenham papéis diferentes, contribuindo assim para a vivência coletiva.

  1. Política; a origem do seu termo, segundo Maar (2013), vem do grego politikos, que significa “de, para, ou relacionado a grupos que integram a Pólis”; em linhas gerais, Política é a ciência que estuda a administração das nações e/ou Estados, com destaque nas relações de poder entre governo e sociedade. Um primeiro contato com o termo nos leva a assimilar com questões eleitorais, às ações praticadas por pessoas que pretendem ou que estão representando determinado grupo de pessoas; entretanto, o termo Política, consiste num “conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relações de poder e que se destinam à resolução pacífica dos conflitos quanto a bens públicos” (RUA, 2012, p.15). Desta forma, pode-se afirmar que política é a resolução de conflitos de forma pacífica, sem o uso da coerção.
  1. Política Pública. Tomando por definição o termo política, pode-se considerar que política pública consiste na resolução de conflitos que atinjam a sociedade ou uma parcela dela de forma pacífica. Outra definição encontrada na literatura é a de Rua (2012), que caracteriza como um conjunto de decisões e ações onde se aplica através da alocação de valores envolvendo bens públicos, promovendo assim o bem-estar da sociedade.
  1. Decisão Política. Corresponde à escolha diante um conjunto de alternativas que reflete diretamente à sociedade ou uma parcela dela. Rua (2012) afirma que toda Política pública é precedida por uma decisão pública, entretanto, nem toda decisão política pode vir a ser uma política pública; dada a conceituação que difere as mesmas; enquanto a política pública refere-se às decisões que beneficiem diretamente a sociedade ou parte dela (ex.: programas que concedem auxílio financeiro à pessoas em condição de vulnerabilidade social), as decisões políticas não necessariamente trazem benefícios diretamente à sociedade, porém auxiliam no controle e manutenção da sua existência (ex.: aumento da taxa de juros para refrear o consumo e consequentemente, a inflação).
  1. Dada uma situação de conflito, caracterizada pela falta de entendimento entre duas ou mais partes, a busca da solução de tal realidade pode ser dada mediante a imposição, mesmo que por força física, característica da coerção. No que tange a política, já discutida anteriormente, a solução é buscada pacificamente. Vale salientar que em ambos os casos há a existência das relações de poder, entretanto, na coerção esta é demonstrada imperativamente, e na política, legalmente.

Referência:

MAAR, Wolfgang Leo. O que é Política. Col. Primeiros Passos, 54. São Paulo: Brasiliense, 2013.

RUA, Maria das Graças. Políticas públicas. 2. ed. reimp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com