TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XII

Por:   •  25/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XII

 

AUTORES

TÍTULO:

Subtítulo

Guanambi

Mês/ano

[pic 2]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XII

 

AUTORES

TÍTULO:

Subtítulo

Pré-projeto apresentado como pré-requisito parcial para a conclusão da disciplina PPP III do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – Campus XII.

Orientadora: Profª. Kátia Montalvão

Mestra em Educação e Pesquisa

Guanambi

Mês/ano

1  PROBLEMA  

O QUE SE QUER RESOLVER?

O próximo passo consiste em saber o porquê da escolha dessa temática. Pois toda pesquisa nasce de um problema. Não vamos pesquisar algo que já é provado e comprovado pelos meios acadêmicos. O problema que embasa o seu tema deve ser instigante o suficiente para estimular o desenvolvimento do seu trabalho. O prosseguimento de suas pesquisas depende de um bom problema.

  • Qual o problema de pesquisa?

O grupo pode sugerir vários problemas e em seguida escolher um que seja mais pertinente para investigar. O problema é sempre algo que deve ser justificado na pesquisa. Algo que as pessoas ficariam interessadas em saber suas respostas.

A formulação clara do problema deve estar relacionada ao tema proposto. O problema especifica o que o investigador pretende resolver por intermédio da pesquisa. Deve ser especificado em forma de pergunta (?).

2 JUSTIFICATIVA

Apresentar dados que justifiquem a pesquisa, sua importância para a sociedade, área de estudo e para o curso. Porque deseja investigar este tema? Pertinência e relevância temática.

É a “explicação” que você dá para fazer a pesquisa. Consiste numa exposição sucinta, porém clara, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa. A justificativa é a defesa do seu trabalho. Nessa etapa você apresenta argumentos que convençam as pessoas sobre o valor do seu trabalho, como:

  • Qual a importância do tema escolhido?
  • Qual sua relevância para as pessoas envolvidas na investigação?
  • Qual sua contribuição para a sociedade?

A justificativa consiste em uma exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa. A justificativa difere da revisão da bibliografia e, por este motivo, não apresenta citações de outros autores.

Deve enfatizar:

1- O estágio em que se encontra a teoria respeitante ao tema;

2- As contribuições teóricas que a pesquisa pode trazer;

3- A importância do tema do ponto de vista geral;

4- A importância do tema para casos particulares em questão;

5- Possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade abarcada pelo tema proposto;

6- Descoberta de soluções para casos gerais e/ou particulares.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Todo projeto de pesquisa deve conter as premissas ou pressupostos teóricos sobre os quais o pesquisador fundamentará sua interpretação. Esse texto é chamado comumente de fundamentação teórica, devendo mostrar a importância desse tema.  Neste item o pesquisador demonstra conhecer a teoria que confere base sólida à investigação. Aqui são apresentados os conceitos fundamentais. (para que se possa esclarecer o fato ou fenômenos que se está investigando a ter possibilidade de comunicá-lo, de forma não ambígua, é necessário defini-lo com precisão) e as reflexões teóricas existentes sobre o tema. Na fundamentação teórica o pesquisador deve promover o diálogo entre os autores, isto é, ele apresenta, mas também compara e analisa autores e teorias. Ao realizar a leitura, procure "conversar" com o texto no sentido de refletir sobre as idéias expressas. Lembre-se da finalidade da leitura: relacionar com a pergunta de pesquisa. A citação das principais conclusões a que outros autores chegaram permite salientar a contribuição da pesquisa realizada, demonstrar contradições ou reafirmar comportamentos e atitudes.

4  HIPÓTESE

Suposições das causas e/ou conseqüências e/ou soluções do problema (até 3). Escrita de forma afirmativa.

As hipóteses constituem “respostas” supostas e provisórias ao problema. A principal resposta é denominada hipótese básica, podendo ser complementada por outras, que recebem a denominação de secundárias.

5 OBJETIVOS

É fundamental delimitar os objetivos que irão direcionar o seu trabalho. Esses objetivos devem ser respondidos ao longo da pesquisa. O objetivo é o ponto de chegada, a meta final. É a contribuição que a pesquisa quer dar ao conhecimento.

Atenção! Os objetivos devem ser sempre expressos em verbos de ação

 6.1 GERAL – Caracterização mais ampla. Dizem respeito ao tema. Está ligado a uma visão global e abrangente do tema. Vincula-se diretamente à própria significação da tese proposta pelo projeto. Deve-se ter somente um objetivo geral e iniciar com um verbo de ação no infinitivo.

6.2 ESPECÍFICOS – Caracterização mais concreta/ação. São as metas específicas (mínimo 3 objetivos).  Têm função intermediária e instrumental, permitindo de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicar este a situações particulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (159.4 Kb)   docx (108.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com