TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Campus Alenquer Curso de Administração

Por:   •  18/4/2022  •  Seminário  •  4.216 Palavras (17 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 17

Universidade Federal do Oeste do Pará

Campus Alenquer

Curso de Administração

AVALIAÇÃO 02

[pic 1]

Professor(a): Dra. Andréa Leão

Disciplina: Economia II

Turma/Segmento: ADM 21

Ano Letivo: 2021.2

Conteúdo: Unidade II

Data 01: 04/04/2022

Data 02: 06/04/2022

Horário: Noturno

Aluno(a): Klinger Picanço de Araújo

Aluno (a): Klismam Picanço de Araújo

Aluno (a): Jorge Luiz Costa dos Santos

Aluno(a):

Nota: ______ de 10,0 pts

RECOMENDAÇÕES:

  • Leia atentamente toda a avaliação antes de resolvê-la e faça suas pesquisas preferencialmente nos Textos Base da Unidade II, capítulos 10, 11 e 12 do livro Fundamentos de Economia, contudo, é permitido pesquisa em outros materiais referentes ao tema e a Introdução à Economia.
  • Será Grupo, preferencialmente em trio ou quarteto. Sendo que cada grupo deve entregar um trabalho por grupo.
  • Não será aceita entrega que não seja por dentro do SIGAA.
  • Preferencialmente que seja digitado no corpo deste arquivo, usando espaçamento entre linhas 1,5; Fonte 12; Times New Roman. Ao finalizar a avaliação, transformar em PDF.
  • Busque responder as questões com precisão e atendendo a todos os itens definidos na questão.
  • Caso não seja possível responder por meio digital, e tiver que fazer por escrito, recomenda-se scanear em um único arquivo e, que o mesmo esteja legível, organizado e com letra legível.
  • Caso não seja possível responder em Grupo, informar a docente para o cadastro no Sigaa, de forma individual.
  • ATENTE-SE PARA O PRAZO DELIMITADO DE PRIMEIRA (04/04/2022) E DE SEGUNDA CHAMADA (06/04/2022). Sendo que no dia 06/04/2022, o prazo de entrega no SIGAA se encerra às 23:59.

1. A moeda é considerada como um equivalente geral, representativo do valor das demais mercadorias. Com base nisso desenvolva um texto explicativo onde esteja presente a discussão sobre: a evolução da moeda; suas funções e tipos atuais e mais aceitos da moeda (NO MÍNIMO 20 LINHAS): (2,0 pontos)

        A evolução da moeda pode ser dividida em alguns estágios, e são eles: escambo, mercadorias de troca, moeda metálica e papel moeda.

        O primeiro estágio dessa evolução foi o escambo que consistia na troca de mercadorias por mercadorias, necessitando de dupla coincidência de desejos. No entanto, esse sistema não deu muito certo, pois, ambos os lados teriam que entrar em um acordo, ou seja, caso a pessoa X não concordasse com o negócio, a pessoa Y que propôs o negócio teria que procurar outra pessoa que estivesse disposta a aceitar essa negociação, sendo que, isso poderia demandar muito tempo e acarretaria prejuízos.

        Com o passar do tempo e a evolução da sociedade, as pessoas começaram a adotar um novo sistema monetário, onde certas mercarias passaram a ser aceita por todos. Essas mercadorias, além das características peculiares eram escassas, dentre elas podemos citar o sal. Esse sistema ficou conhecido como a moeda mercadoria e constituiu a forma mais primitiva de moeda na economia. Esse sistema era eficaz, porém, não era eficiente, pois, o sal podia ser medido em gramas ou quilos isso facilitaria as compras e até mesmo o troco. Entretanto, o sal é um produto solúvel, ou seja, ele dilui em líquidos e isso acarretaria um prejuízo para o portador e além disso, o seu manuseio era complicado, pois, imagina você ter que transporta uma tonelada de sal até outra cidade para comprar um bem, seria uma missão quase impossível.

        Já por volta do século VII a.C. surgiam as primeiras moedas metálicas, de acordo com o historiador grego Heródoto (485 – 425 a.C.), essas moedas eram feitas de metais preciosos como ouro, prata e cobre. Esses matérias diferentemente do sal não diluíam em água e também eram resistentes a uma serie de outros fatores. Entretanto, a questão do troco seria um problema, pois, esses materiais precisariam de processo longo e complexo para serem fracionados em unidades menores.

        Com o passar do tempo, os portadores dessa moeda metálica começaram a depositar suas riquezas em casas de custódia, e essas casas emitiam certificados de depósitos dos metais. Os portadores desses certificados poderiam comprar bens ou adquirirem serviços usando os certificados como forma de pagamento. E com o passar do tempo esse sistema ganhou forças e passou a ser aceitos por todos. E não demorou muito para que os ourives percebessem que sempre um montante desses matérias preciosos não eram utilizados, então, em benefício próprio começou a emitir moeda-papel em proveito próprio. Essas casas de custodia permaneceram recebendo ouro e emitindo certificado até o século XVII, quando o estado começa a assumir esse papel, criando os até então conhecidos bancos.

         Seguindo basicamente o mesmo sistema das casas de custodias, os bancos assumiram a tarefa de receber os materiais preciosos e emitindo certificados ou notas de papel é dai que vem o nome do atual sistema econômico adotado até os dias de hoje que é o papel moeda.

        As funções da moeda no sistema econômico são fundamentalmente as seguintes: instrumentos ou meios de troca, denominador comum monetário e reserva de valor.

        Instrumento ou meios de troca: Como a moeda tem aceitação geral ela serve para intermediar a compra de bens ou contratar serviços.

        Denominador comum monetário: possibilita que sejam expressos em unidades monetárias os valores de todos os bens e serviços produzidos pelo sistema econômico. É um padrão de medida.

          Reserva de valor: a moeda pode ser acumulada para a aquisição de um bem ou serviço no futuro. Claro está que o requisito básico para que a moeda funcione como reserva de valor é sua estabilidade diante dos preços dos bens e serviços, já que a inflação corrói o poder de compra da moeda, e a deflação a valoriza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (138.4 Kb)   docx (785.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com