TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO OU CRESCIMENTO ECONÔMICO

Tese: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO OU CRESCIMENTO ECONÔMICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Tese  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 2

Artigo

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO OU CRESCIMENTO ECONÔMICO?

07/04/2010 00:09:58

Eng. Agrôn. José Adauto

José Adauto Olimpio

Engº. Agrº., Economista, MSc. em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Ultimamente, tenho voltado a minha atenção para um fato muito comum no noticiário da imprensa falada, escrita e televisada: a atitude de políticos e gestores da coisa pública em mostrar para a sociedade a sua preocupação com o desenvolvimento econômico do País, Estado ou Município. Alguns preferem colocar em outros termos: desenvolvimento sustentável. Mas, será que os mesmos (políticos) estão conscientes do que vem a ser desenvolvimento econômico? Por esta singular razão, resolvi me aprofundar um pouco acerca do que vem a ser crescimento e desenvolvimento econômico. Para tanto, pesquisei em alguns livros que tratam do assunto e na Internet. E confesso que passei a acreditar que tais autoridades pouco ou nada sabem sobre o assunto, ou então, o que é mais grave, estão se aproveitando da ignorância dos cidadãos que os escolheram para gerenciar a coisa pública. Senão vejamos.

Desenvolvimento (em geral) é um processo dinâmico de melhoria, que implica uma mudança, uma evolução, crescimento e avanço.

Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.

O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira mundial.

O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia a dia.

A diferença entre crescimento e desenvolvimento é que o crescimento não conduz automaticamente à igualdade nem à justiça sociais; o desenvolvimento, por sua vez, preocupa-se com a geração de riquezas, mas tem o objetivo de distribuí-las, de melhorar a qualidade de vida de toda a população, levando em consideração, portanto, a qualidade ambiental do planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com