TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADES LINGUISTICAS

Trabalho acadêmico: DIVERSIDADES LINGUISTICAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 3

POVOS INDÍGENAS

Atualmente, o Brasil reconhece a diversidade sociocultural dos povos indígenas. Ela se expressa pela presença de mais de 305 povos distintos, habitando centenas de aldeias localizadas em praticamente todos os estados da Federação. Vivem em 628 terras indígenas descontínuas, totalizando 12,54% do territorial nacional.

Apesar da ampla distribuição, mais de 60% da população indígena está concentrada na região da Amazônia Legal.

São muitos os ambientes nos quais os povos indígenas estão localizados, resultando em diferentes formas de interação, comunicação e adaptação a natureza e em diferentes modos de vida.

Há povos que tem na agricultura sua principal fonte de alimentos, enquanto outros diversificam suas estratégias de sobrevivência com atividades de pesca, caça e coleta de produtos silvestres.

Há também aqueles que estão inseridos na economia de mercado, seja comercializando excedentes seja vendendo sua força de trabalho,como é o caso de grande parte da população Terena em Mato Grosso do Sul.

DIVERSIDADES LINGUISTICAS

Com relação às línguas... Pensa-se que nosso país é monolíngue, que aqui só se fala uma língua: o português brasileiro com suas variações.

Mais do que um engano, esse pensar evidencia desconhecimento, descaso e pode até ser interpretado como preconceituoso, pois excluem do quadro de nossa diversidade cultural e linguística, as línguas faladas por grupos considerados “minoritários” (pouco numerosos e de muito baixo poder político), como os povos indígenas, os estrangeiros, os afrodescendentes todos eles falantes de sua língua tradicional, além do português, língua oficial do país.

Não se pode também ignorar a língua gestual dos surdos e o sistema Braille de escrita utilizado pelos cegos.

LÍNGUAS INDÍGENAS NO BRASIL

Assim, dá-se o nome de família linguística ao conjunto de línguas que têm uma mesma origem, isto é, são geneticamente originárias de uma mesma protolíngua. Uma das formas de verificar se há parentesco entre as línguas, é procurando nelas as evidências lingüísticas, os traços de semelhança, ou seja, elementos da língua que são comuns a duas, três ou um grupo de línguas, como por exemplo, as palavras cognatas (parecidas

ou que tenham a mesma raiz). Existem cognatas entre as línguas portuguesa, espanhola, italiana, que levam a concluir tratarem de línguas de uma mesma família.

A protolíngua é filiada a um tronco. O latim vem do tronco indoeuropeu. Assim, nós falamos o português, que tem como protolíngua o latim, que vem do tronco indoeuropeu.

Com as línguas indígenas é a mesma coisa.

Os quadros que seguem apresentam a língua, sua filiação (família e tronco), a localização do povo e o número da população. Não foi possível incluir o número de falantes, pois não foram encontrados dados estatísticos sobre falantes da maioria delas. O que se sabe, pela bibliografia consultada, é que o número de falantes vem diminuindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com