TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Sistemas de Gerenciamento Integrados

Artigo: Definição de Sistemas de Gerenciamento Integrados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Artigo  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

2.1 Sistemas Integrados de Gestão

Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. (fonte?) Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco de atenção (ALVAREZ, 1990, p. 17).

CHIAVENATO (2000) conceitua um sistema como um conjunto de elementos interdependentes, cujo resultado final é maior do que a soma dos resultados que esses elementos teriam caso operassem de maneira isolada.

Um sistema engloba, portanto, processos que envolvem pessoas, capital, equipamentos, entre outros recursos. Devido sua complexidade, e a necessidade de alcançar os objetivos pretendidos, criam-se mecanismos de controle. Um sistema de gestão visa facilitar e otimizar os recursos dentro de uma empresa, através da padronização de processos, para que estes não estejam fragmentados. Afinal, se cada área ou pessoa executa tarefas que somente são de seu interesse, os objetivos em comuns não podem ser atingidos.

O SGI é a combinação de processos, procedimentos e práticas adotadas por uma organização na busca da implementação de uma política, visando atingir seus objetivos de maneira eficiente, interagindo os objetivos da qualidade, do desempenho ambiental, da segurança e saúde ocupacional entre outros. (LEITE e BARROS, 2011).

Sendo as normas simultâneas e os pré-requisitos de certificações atingidos, amplia-se o conceito de qualidade, na qual os produtos e os serviços terão os seus valores agregados a questões ambientais e compromissos para com os colaboradores da empresa certificada. Para isso, o SGI deverá englobar requisitos estabelecidos nas normas OHSAS 18001, ISO 9001 e ISO 14001, que serão explanadas a seguir. O enquadramento em tais exigências mostra-se benéfica para a empresa pois, além de diminuir custos na implantação do SGI, os processos serão integrados, somente sendo necessárias algumas adaptações, facilitando também a busca pela melhoria contínua (kaizen).

2.1 Sistema de Gestão da Qualidade

A ISO 9001 é denominada no Brasil ABNT NBR ISO 9001 - Sistemas de Gestão da Qualidade.

Esta Norma promove a adoção de uma abordagem de processo para o desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia de um sistema de gestão da qualidade para aumentar a satisfação do cliente pelo atendimento aos requisitos do cliente. (ABNT, 2000)

Baseada em uma abordagem processual, um Sistema de Gestão da Qualidade enfatiza a importância de: entendimento e atendimento dos requisitos, obtenção de resultados de desempenho e eficácia do processo, melhoria contínua de processos baseada em medições objetivas, entre outros. Por ser estabelecido em processos de controles de entrada e saída, a ferramenta PDCA (Plan-Do-Check-Act)(itálico) é utilizada, visando sempre a satisfação dos clientes devido a qualidade melhorada e agregada continuamente a produtos e serviços.

Para se obter a certificação da ISO 9001, é necessário que se atendam diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com