TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstrando visões claras e objetivas sobre a esfera administrativa, adicionando itens relacionados à macroeconomia e microeconomia

Relatório de pesquisa: Demonstrando visões claras e objetivas sobre a esfera administrativa, adicionando itens relacionados à macroeconomia e microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.280 Palavras (10 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Neste trabalho busca-se com demonstrar de maneira clara e objetiva ideias sobre o campo administrativo, agregando os assuntos relacionados a macroeconomia e microeconomia.Mudanças nas taxas de juros, câmbio,Inflação,além do crescimento externo que è importante para a margem líquida da empresa de acordo com que foi pesquisado e estudado.Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Assim também foi exposto o conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estimulo de um bom resultado empresarial.

• Inflação

Inflação significa em termos técnicos perda do poder de compra, mais com o passar do tempo, inflação também passou a significar aumento de preços.

O índice que mede a inflação no Brasil é o IPCA (índice de preços ao consumidor amplo). O IPCA ele mede o preço dos produtos nas principais regiões metropolitanas no Brasil como: Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba. Existe também a inflação inercial que a inflação que o Brasil viveu nas décadas de 80 e 90. A inflação inercial é uma inflação em círculo que se ‘’auto-alimenta’’, ou seja, na década de 80 os preços aumentavam muito mensalmente, e o governo tinha que aumentar os salários para compençar essa perda do poder de compra, quando o governo aumentava os salários, as empresas tinham maiores gastos então automaticamente elas tinham que aumentar os preços dos produtos.

A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhes garantam a correção inflacionária.

Alguns fatores que causam a inflação são as emissões exageradas e descontroladas de dinheiro por parte do governo, também a demanda por produtos maior que a capacidade de produção do país e os aumentos nos custos de produção dos produtos.

E com isso as principais conseqüências :

- Desvalorização da moeda do país;

- Alta do dólar e aumentos dos preços dos impostos;

- Diminuição dos investimentos no setor produtivo;

- Clima econômico desfavorável;

- Aumento de especulação financeira;

- Aumento do desemprego;

• Taxa de juros

Segundo a economia, Taxa de juro é o chamado custo do dinheiro, o que é cobrado para emprestá-lo, basicamente. A taxa de juros básica de uma economia é fixada pelo Banco Central do país, através de títulos do Governo (e não através de decretos, por exemplo).

Essa taxa, entretanto, difere da taxa de juros corrente nos bancos e financiadoras, por exemplo. Essas instituições cobram uma diferença para essa taxa, basicamente condicionada ao risco que têm em emprestar dinheiro. Como o Governo é o mais confiável pagador que um país pode ter (se assim não o for, o país está em forte crise econômica), emprestar para outros representa um risco maior (pode ser um pouco maior ou muito maior). Além disso, o empréstimo estará condicionado a impostos, seguros, entre outras taxas.

Baixar muito as taxas de juros pode provocar, dependendo da situação do país, inflação. Grosso modo, a redução das taxas provoca um aumento do consumo, já que fica mais fácil financiar bens. Assim, se um país não está preparado para esse aumento de demanda, os bens podem escassear e provocar um aumento de preços. Em Economia, uma regra básica é: quanto mais difícil de encontrar um produto, mais seu preço tende a subir.

A taxa de juros é função da oferta de moeda em relação à demanda, que é controlada pelo governo através da emissão de títulos. O governo, ao vender títulos aumenta a oferta de títulos no mercado, diminuindo o preço destes, o que acaba por aumentar a demanda por esses títulos que, ao serem vendidos, retiram moeda da economia, aumentando a taxa de juros. De forma inversa, ao comprar títulos o governo diminui a oferta de títulos no mercado e eleva o preço destes, aumentando a oferta de moeda na economia e por conseqüência baixando a taxa de juros. O aumento da taxa de juros ou a queda da taxa de juros tem impacto na economia na medida em que interfere na expectativa de lucro dos empresários através da demanda agregada.

• Taxa de cambio

Taxa de câmbio é o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda.

A taxa de câmbio pode ser definida em termos diretos (ao incerto) ou em termos indiretos (ao certo). A taxa de câmbio está definida em termos diretos quando exprime o preço de uma unidade monetária estrangeira em unidades monetárias de moeda nacional (exemplo: a taxa de câmbio USD/EUR está definida de forma direta para os habitantes da zona euro; ou está definida de forma indireta para os habitantes dos EUA).

A taxa de câmbio está definida de forma indireta quando exprime o preço de uma unidade monetária de moeda nacional em unidades monetárias de moeda estrangeira (exemplo: taxa de câmbio EUR/USD está definida em termos indiretos para os habitantes da zona euro, pois exprime o preço de 1 unidade monetária nacional, o euro, em unidades monetárias de moeda estrangeira, o dólar).

A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação a outra, dividindo-se em taxa de venda e taxa de compra. Pensando sempre do ponto de vista do banco (ou outro agente autorizado a operar pelo Banco Central), a taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira (a um importador, por exemplo), enquanto a taxa de compra reflete o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada (por um exportador, por exemplo).

Portanto, o câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, sobretudo no que se refere ao comércio internacional. Quando se deseja negociar ativos de um país para outro, quase invariavelmente temos de mudar a unidade de conta do valor desses ativos – da moeda doméstica para a moeda estrangeira. Nesse sentido, pode-se definir a taxa de câmbio de um país como o número de unidades de moeda de um país necessário para se comprar uma unidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com