TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim 1 - apresentar forma clara e objetiva a criação de uma ong

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia






ONG - Renascer



Pólo Niterói / RJ

2015-1

UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia


ONG - Renascer

Apresentar de forma clara e objetiva a criação de uma ONG, juntamente com os seus projetos sociais a serem implementados.


DANIEL CARVALHO DI DONATO

RA: 1319885

Curso: Superior de Gestão Da Tecnologia da Informação

Semestre: 2015-1








Pólo Niterói / RJ

2015-1

RESUMO




        Temos presenciado nos últimos anos no Brasil, uma grande quantidades de ONG´s sendo criadas para inúmeros projetos sociais e de desenvolvimento de jovens.

A finalidade do projeto é proporcionar de forma clara e objetiva a criação da ONG, um projeto virado para os jovens do ensino fundamental, promovendo com base na sustentabilidade e inclusão digital, além as questões ambientais, tais como descarte correto de resíduos e consumo consciente.



Palavras chave: Sustentabilidade, Inclusão digital, ONG.


ABSTRACT




  We have witnessed in recent years in Brazil, a large amounts of ONG´s being created to numerous social projects and development of young people.
The purpose of the project is to provide a clear and objective manner the creation of ONG´s, an overturned project for young elementary school, promoting based on sustainability and digital inclusion and environmental issues, such as proper disposal of waste and conscious consumption.



Tags: Sustainability, Digital Inclusion, ONG´s.


SUMÁRIO



1. Introdução.……………….........……………………….….………………………… 6

2. A ONG......................................................................................................... 7

2.1 Sua Criação ..................................................................................................... 9

2.2 Importância do ensino de informática para crianças...................................................... 10

3. Estudo sobre os sistemas operacionais a serem usados na ONG......................................... 11

3.1 Recomendações e Justificativas.......................................................................................... 15

4. Conclusão .............................................................................................................................16

5. Referências ...........................................................................................................................16


INTRODUÇÃO

O movimento da sociedade, visando emancipar-se do comodismo de esperar que o governo resolva tudo, ganha força com a união das pessoas, em organizações não governamentais (ONG).

 

Caracterizam-se como ONG as entidades que não têm finalidade de lucro e não derivam do poder público, congregando objetivos sociais, filantrópicos, culturais, recreativos, religiosos, ecológicos ou artísticos. 

As organizações da sociedade civil são uma forma de suprimir as falhas do governo com relação à assistência e resolução dos problemas sociais, ambientais e até mesmo econômicos podendo também auxilia-lo na resolução desses problemas embora isso seja uma característica um tanto quanto negativa, pois expressa o distanciamento do governo com relação às suas responsabilidades para com a sociedade. As organizações têm ainda a capacidade de despertar o civismo e a cooperação social nos seus participantes. Constituindo uma forte ferramenta de mobilização social, as organizações da sociedade civil contribuem para a manutenção da democracia uma vez que possibilita a manifestação dos interesses das minorias. Comprovadamente, qualquer pessoa que integre alguma organização civil possui maior consciência política e é mais participativa nas questões que envolvem decisões públicas e/ou afetem a sociedade como um todo mesmo que o fim de tal organização não seja político.


A ONG

A ONG Renascer foi criada após um congresso sobre inclusão digital e sustentabilidade, onde o empresário Arnaldo Batista Carvalho Castanheira Oliveira da Souza Cruz de Almeida famoso no ramo de meio ambiente participou de uma palestra falando sobre a importância do ensino de informática e sustentabilidade para crianças do ensino fundamental e saiu de lá decidido que poderia contribuir de alguma forma.

Após entrar em contato com alguns amigos professores onde conseguiu torná-los voluntários e um local cedido pela prefeitura, ele se deparou com um pequeno problema, faltavam os micros, foi onde um amigo de infância resolveu ajudar fornecendo os micros e o conhecimento.


SUA CRIAÇÃO

O primeiro passo para se constituir uma entidade não governamental (ONG) é a mobilização, convocando-se uma reunião informal através de telefonemas, cartas, anúncios, panfletos e jornais, ou outros meios, para atrair pessoas em relação à importância da criação da entidade respectiva, marcando uma data e horário para uma apresentação inicial dos objetivos e atividades da mesma.

Sugere-se a formação de uma "Comissão de Redação do Estatuto Social", um grupo pequeno e ágil, no sentido de formular e apresentar uma proposta de Estatuto que será discutido, analisado, modificado (se necessário) e finalmente aprovado pela Assembleia Geral (a ser convocada).

A partir da identificação dos interessados em participar da ONG, faz-se expedição de uma carta convite à cada pessoa, contendo o dia, hora, local, além dos objetivos desta e da pauta da reunião, para a realização da Assembleia Geral de fundação, a aprovação do Estatuto e a eleição da primeira Diretoria.

O Estatuto deverá conter, entre outros assuntos:

-nome e sigla da entidade;
-sede e foro;
-finalidades e objetivos;

-formas de captação de recursos;
-os associados e seus tipos, entrada e saída, direitos e deveres;
-poderes, tais como assembleia, diretoria, conselho fiscal;
-tempo de duração;
-como os estatutos poderão ser modificados;
-como a entidade é dissolvida;
-qual o destino do patrimônio, em caso de dissolução.

No dia da Assembleia, registra-se em livro de presença o nome e assinatura dos presentes. Deve-se registrar também, no Livro de Atas, a aprovação do Estatuto e a eleição da primeira Diretoria e dos Conselhos, assinadas pelos presentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com