TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio: roteiro de preparação para negociação salarial

Relatório de pesquisa: Desafio: roteiro de preparação para negociação salarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Relatório de pesquisa  •  5.661 Palavras (23 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Aparecida Chaves - RA: 6374230400

Gelclasse Ferreira Piedade - RA: 6790403642

Joselene de Araújo Ribeiro Dias - RA: 7119518745

Paulo César Lima - RA: 6788404217

Técnicas de Negociação

Administração

Professor: Juliana Leite Kirchner

TUTOR A DISTÂNCIA: Camila Santos Ovidio

BELO HORIZONTE DATA: 20 /06 /2013

DESAFIO: ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL

Durante o ano que passou assumi novas responsabilidades na empresa pela qual sou colaboradora, trabalhando assiduamente e me dedicando totalmente à mesma pela qual eu trabalho. Resolvi ingressar no curso superior em Administração para investir mais em minha carreira profissional e consequentemente me capacitando melhor em habilidades profissionais para a empresa pela qual trabalho. Diante do meu desempenho, da minha preparação e minha ousadia de me profissionalizar, me apresentei ao meu superior e pedi um aumento salarial, deparando-me com uma resposta negativa. Diante desta situação-problema, percebi que minha argumentação com meu superior não foram relevantes o quanto eu pensava ser. No momento em que recebi a resposta negativa, me debati com um sentimento de frustração, de inferioridade, incapacidade e até mesmo falta de compreensão da parte do meu superior.

Permaneci alguns minutos com este sentimento horrível mesmo sabendo eu que eu era capaz de ser uma profissional com mais excelência e com um grande poder de persuadir, sendo ainda mais ousada. Com isto aqueles sentimentos ruins foram embora e então comecei a pensar sobre as técnicas de negociações que eu acabara de aprender no 1º semestre do meu curso de Administração, resolvi criar um plano de ação para coloca-lo em prática posteriormente ao meu superior ,juntamente com estratégias, ética nas negociações, sobretudo com a eficiência e a eficácia constituindo um planejamento bem elaborado, com argumentos que eu possa convencer meu superior o "porquê" eu mereço o aumento salarial que tanto almejo.

Comecei então a fazer um planejamento estratégico para eu defender minha proposta de aumento salarial, argumentando com meu superior sobre minhas experiências e competências profissionais; levando em consideração minhas habilidades e minha e ousadia ao conversar com meu superior. Fiz uma pesquisa de mercado sobre o salário competente ao cargo pelo qual exercia, tendo em vista que, com esta pesquisa eu teria mais um "carta na manga" para eu conseguir argumentar melhor sobre meu aumento salarial deixando bem claro para o meu superior o quanto queria ganhar e o quanto poderia oferecer à empresa referindo-se ao meu trabalho oferecido. No meu relatório resolvi argumentar sobre uma possível negociação com meu superior, em relação ao meu aumento salarial tão almejado e também sobre possíveis aumentos nos benefícios que a empresa estava oferecendo. Para esta negociação ser concretizada e pudéssemos entrar em um acordo seria preciso ter bastante cautela no falar e também saber ouvir o meu superior, para que pudéssemos evitar um possível constrangimento ou até mesmo ameaças tanto da parte dele quanto da minha. Para isto, controlei minha ansiedade, minhas mãos pararam de suar frio e minhas pernas pararam de tremer, pois estava preparada para uma negociação mais conceituada já preparada para argumentar vários fatores sobre a empresa e sobre minha experiência e eficácia no trabalho. Tendo também um controle psicológico e físico na hora da argumentação usando sempre minhas energias para criar soluções para qualquer eventualidade, não deixando que uma palavra mal falada pelo meu superior venha me persuadir, sendo assim tendo sempre o pulso firme na hora da negociação sendo maleável no falar e disposto a ouvir. Agora com este desafio estou preparada para conversar com meu superior.

Conclui-se que em todo o momento de nossa vida, ouvimos falar que começamos a negociar desde que nascemos; que nós seres humanos somos os únicos com capacidade de negociar. Isto não deixa de ser uma verdade, mas é verdade também que precisamos desenvolver técnicas mais apuradas e planejadas para podermos chegar ao ato crucial da negociação com sucesso. Para isso precisamos de uma extraordinária habilidade, motivação e competência para negociar. Temos que focar em uma estratégia específica para cada tipo de negociação e elaborar um planejamento eficiente. E, é através do planejamento que podemos decidir qual a melhor maneira de alcançarmos nossas metas e qual tática iremos usar, porém não se esquecendo do profissionalismo e na conduta ética que precisamos ter para não perder o foco da negociação com integridade e moral, pois a perda da ética nas negociações, as táticas enganosas, o ataque, o desgaste, o ultimato, geralmente quando descobertos pelo oponente, as relações interpessoais podem ser gravemente deteriorada perdendo totalmente a confiança do oponente.

Para podermos fazer uma negociação do tipo ganha-ganha (que está extremamente relacionado com a preocupação, com os objetivos e necessidades do outro lado, durante a negociação), que é uma negociação justa onde ambas as partes ganham nem que seja prestígio e status e a negociação termina com sucesso, é preciso todo este planejamento de negociação com a determinação de alcançar o resultado pretendido, onde entra a argumentação, a competência, o equilíbrio, a preparação de si próprio, a estratégia e as táticas que devem estar definidas e preparadas antes de começar a negociação; a vontade de negociar de ambas as partes, o profissionalismo, a sinceridade, a preparação das negociações, respeito à outra parte e a firme defesa dos interesses. Toda essa preparação contribui fortemente para o sucesso da ação negocial visando a flexibilidade, a confiança, a coerência, a credibilidade e o comprometimento para um sucesso eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com