TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Sustentavel

Por:   •  23/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.896 Palavras (8 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 8

Questão 01: A partir da interpretação do texto abaixo, classifique a resposta que mais se aproxima da verdade.

A expectativa de desaceleração da economia global não provocou mudanças no posicionamento das empresas-modelo em responsabilidade social no Brasil. Para essas companhias, sustentabilidade não se resume a projetos isolados. Representa a forma como pensam e agem ou mesmo um jeito de fazer negócio. Por isso, apesar das preocupações com a crise financeira, nenhuma delas cogita o corte de investimentos em sustentabilidade.

Durante o evento de premiação do Guia EXAME de Sustentabilidade 2008, que aconteceu nesta quarta-feira (28/10), em São Paulo, as companhias mostraram como esperam conciliar crise financeira e responsabilidade sócio-ambiental.

30.10.2008 | 01h27 Portal EXAME

A) Basear o desenvolvimento na sustentabilidade pode ser um caminho para a inovação, além de ser uma forte ferramenta de criação de valor, inclusive econômico;

B) Sustentabilidade não é modismo, é uma questão cultural que permeia a organização e é parte integrante dos valores da empresa;

C) Não se pode pensar a curtíssimo prazo. O pensamento deve ser a médio e longo prazo em relação à continuidade do crescimento da economia do país nos próximos 10 anos;

D) As ações sustentáveis permitem as organizações, através da responsabilidade socioambiental, maior desenvolvimento em todos os setores.

E) Todas as alternativas anteriores verdadeiras

Questão 02: A relação do homem com a natureza sempre aconteceu de forma bastante discrepante: de um lado o homem, com toda a sua inteligência gananciosa, tentando alimentar os seus desejos de consumo e conforto; do outro, a natureza, com toda a sua exuberância e riqueza, fonte para todas as ações humanas. Em alguns casos, o homem tem que escolher entre sua sobrevivência e a preservação da natureza, como é o caso do agricultor que tira da terra o alimento que leva à mesa. Neste caso, fica o dilema: a natureza ou o homem? O que preocupa é o desenvolvimento sem limites protagonizado pelo homem em prol dos interesses próprios. Por muitos anos, esse foi o tipo de relação entre o homem e a natureza, até que esta passasse a dar sinais de alerta.

Analise as afirmações abaixo e responda:

I. O Protocolo de Kioto, tem como ,meta principal controlar o consumo no varejo, pois sabe-se que houve um crescimento considerável desta forma de consumo no planeta;

II. A responsabilidade de consumo, ou o consumo responsável esta nas mãos de todos os consumidores, e de todos os tipos de organizações.

III.“Se a tendência de crescimento da população, da industrialização, da poluição e da produção, e da diminuição de recursos naturais continuar imutável, os limites de crescimento do planeta serão alcançados em 100 anos, resultando em declínio súbito e incontrolável da população e da capacidade industrial”

A) Apenas um item está correto.

B) Apenas os itens I e II estão corretos.

C) Apenas os itens I e III estão corretos.

D) Apenas os itens II e III estão corretos.

E) Todos os itens estão corretos.

Questão 03: As fontes renováveis de energia são aquelas capazes de fornecer energia através da utilização dos chamados “combustíveis renováveis”: que podem ser utilizados infinitamente e jamais se esgotarão. Exemplos deste tipo de “combustível renovável” são a água (fonte renovável de energia = hidroelétrica), o hidrogênio (fonte renovável de energia = célula a combustível) e a radiação solar (fonte renovável de energia = células fotovoltaicas).

Com relação as fontes renováveis de energia, analise as afirmações abaixo:

I. Quando utilizadas para geração de energia, as fontes renováveis auxiliam na diminuição da exploração dos recursos esgotáveis ou não renováveis, pois realizam uma exploração sustentável;

II. Com a exploração harmônica de fontes renováveis, pode-se cuidar de ecossistemas que são impactados negativamente pela geração de substâncias poluentes emitidas no meio ambiente quando alguns recursos não renováveis, como petróleo, carvão e gás são transformados em energias úteis para o homem;

III. Fazendo-se uma análise sobre recursos naturais, podemos dizer que os recursos não renováveis, além de estarem em processo de esgotamento, são os que mais impactos negativos trazem para a natureza.

A) Apenas um item está correto.

B) Apenas os itens I e II estão corretos.

C) Apenas os itens I e III estão corretos.

D) Apenas os itens II e III estão corretos.

E) Todos os itens estão corretos.

Questão 04: No tratado do Protocolo de Kyoto, um calendário é proposto pelo qual os países desenvolvidos têm a obrigação de reduzir a quantidade de gases poluentes em, pelo menos, 5,2% até 2012. Todos os países signatários teriam que colocar em prática, planos para reduzir a emissão desses gases entre 2008 e 2012. A ideia é de que a redução das emissões de gases ocorra em diversas atividades econômicas e que os países participantes estejam abertos a cooperarem entre si. De acordo com essas atividades, analise e responda:

I. Existe uma preocupação com a melhoria dos setores de energia e transportes, respeitando a sustentabilidade;

II. Estimular o consumo do Petróleo Sustentável;

III. Priorizar os mecanismos financeiros e de mercado que estejam de acordo com os objetivos da convenção.

A) Apenas um item está correto.

B) Apenas os itens I e II estão corretos.

C) Apenas os itens I e III estão corretos.

D) Apenas os itens II e III estão corretos.

E) Todos os itens estão corretos.

Questão 05: Na busca pelas ações sustentáveis, ocorrem levantamentos sobre a transformação da biosfera, que existe a bilhões de anos. Nestas transformações, podemos dizer que, comparativamente a sua idade de formação, em apenas poucos séculos, já ocorreram ações de impactos negativos, que afetam todos os sistemas da biodiversidade da nossa Biosfera. Segundo o Global Change and the Earth System – A Planet Under Pressure, IGBP de 2004, a transformação da biosfera nos últimos 100 anos teve os seguintes impactos:

I. A População humana cresceu de 1,5 para 6,1 bilhões.

II. A Atividade econômica aumentou 10 vezes de 1950 a 2000.

III. 0,5% das reservas conhecidas de petróleo foram exauridas.

A) Apenas um item está correto.

B) Apenas os itens I e II estão corretos.

C) Apenas os itens I e III estão corretos.

D) Apenas os itens II e III estão corretos.

E) Todos os itens estão corretos.

Questão 06: A relação do homem com a natureza sempre aconteceu de forma bastante discrepante: de um lado o homem, com toda a sua inteligência gananciosa, tentando alimentar os seus desejos de consumo e conforto; do outro, a natureza, com toda a sua exuberância e riqueza, fonte para todas as ações humanas. Em alguns casos, o homem tem que escolher entre sua sobrevivência e a preservação da natureza, como é o caso do agricultor que tira da terra o alimento que leva à mesa. Neste caso, fica o dilema: a natureza ou o homem?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com