TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de questões relacionadas ao estabelecimento de um restaurante no estilo de um jantar casual que valorize a cultura brasileira e sua gastronomia

Monografia: Desenvolvimento de questões relacionadas ao estabelecimento de um restaurante no estilo de um jantar casual que valorize a cultura brasileira e sua gastronomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Monografia  •  9.386 Palavras (38 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 38

[pic]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Fortaleza/CE - 3° Semestre ATPS

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Professor EAD: Me. Jefferson Teruya de Souza

Professor Tutor Presencial: Regilson Sousa

|EQUIPE |RA |

|Cristina Vendalva Viana de Lima |326602 |

|Cristina dos Santos Araujo |305208 |

|Dimas Rocha de Lima |342192 |

|Georgeane Rodrigues Fernandes |334228 |

|Joel da Silva Diniz |296814 |

FORTALEZA-CE, 05 DE JUNHO DE 2012

1 INTRODUÇÃO

O planejamento da abertura de um restaurante é um grande desafio, segundo Marcelino (1998) “um planejamento cuidadoso é capaz de vencer quase todas as dificuldades”, com base nesta frase, o planejamento a ser feito de um restaurante e pizzaria, requer trabalho duro e muita perseverança. É também uma emoção que proporciona uma extraordinária oportunidade para uma expressão criativa, dando chances para elaborar “menu”, criar novos pratos, planejar a atmosfera do restaurante, oferecer um atendimento personalizado e a satisfação dos clientes. Tudo isso necessita de um planejamento cuidadoso, incluindo uma boa estratégia e identificando todos os pontos críticos para que esse futuro empreendimento obtenha lucros.

Este trabalho acadêmico tem como objetivo projetar um restaurante no estilo casual dinning que valorize a cultura brasileira e sua culinária. O grande desafio que este projeto proporcionou foi de, consolidar uma nova marca e mostrar o verdadeiro perfil receptivo desse novo conceito de restaurante e apresentar um novo cardápio que inclui em suas raízes a cultura brasileira . O objetivo é criar uma atmosfera que una ao mesmo tempo, bom serviço, um ambiente agradável com uma boa música ao vivo com uma culinária que atinja todos os sentidos e paladares mais sofisticados.

2 O NEGÓCIO

Para tanto, o projeto que será elaborado é de um empreendimento do comércio de Alimentos e Bebidas, ou melhor, uma nova marca de restaurante. A razão social empregada é R&P Comercio, e seu nome comercial é CHRIS – Restaurante e Pizzaria, que será endereçado na Avenida Mister Hull, 3120, Alagadiço, da cidade de Fortaleza, capital.

O termo Restaurante e Pizzaria tem como definição, “estabelecimento onde se preparam e servem refeições” (AURÉLIO, 1993, pg.478), porém de acordo com seus aspectos históricos do século XVIII, os restaurantes eram caracterizados, segundo Spang (2003), como um local para regeneração social e individual, que surgiu do consume (caldo de carne), e que era frequentado por aqueles que dizem ter o estômago muito sensível e não queriam consumir uma refeição sólida.

Os restaurantes social urbano, como os de hoje, surgiram na França, aplicando um cardápio mais variado e disponibilizando os serviços de seus garçons, sempre bem polidos. E com o tempo, o simples ato de um estabelecimento servir e comercializar refeições em público, já não era suficiente para se caracterizar como restaurante, pois se tornaram também instituições culturais, que cultuam o paladar e a sensibilidade, um espaço social urbano onde também é valorizada a prestação de serviço de qualidade.

O ramo de produção e venda de alimentos, por sua grande expansão e variedade no mercado, não pode ser diferenciado somente pelo grupo de características que distinguem um restaurante a uma lanchonete ou coffe shop, por exemplo. Pois o próprio sistema restaurante gera outros tantos derivados, não em relação aos processos de compra, armazenamento, produção e distribuição, pois estes sim são muito semelhantes, mas à qualidade de instalações e ao tipo de serviço ofertado, como é avaliado por Lippel, 2002. Formando então, três grupos distintos de restaurantes, que são os que utilizam o método à La carte, autosserviço ou método direto.

Analisando , ainda dentro do grupo de restaurantes à La carte, existe a subdivisão de restaurantes de especialidades, estabelecimentos noturnos e alimentação rápida. Uma vez que o empreendimento CHRIS- Restaurante e Pizzaria, funcionará com o método de cardápio regular, harmônico e variado, sugerindo diversas opções à escolha do cliente, e também trará em seu menu itens da culinária de diversas regiões brasileiras, com toques internacionais no paladar e apresentação, assim como drinks refrescantes e típicos do Brasil, em um ambiente agradável e descontraído, pode-se dizer, com base em Lippel (2002), que este estabelecimento assumirá a tipologia de um casual dinning, que é definida por ela como, “restaurantes com características de coffee shops mesclado com fusion foods e grills e as melhores pizza s de qualidade com um sabor genuinamente Brasileiro e Italiano”. Apresentam um cardápio mais representativo em termos gastronômicos, utilizando elementos de diversas culturas, porém com preparações leves e rápidas. O serviço é atencioso e eficiente, em que se misturam características de um restaurante tradicional e de uma pizzaria de qualidade.

Então, para atingir o padrão desta categoria, foram projetados um total de 40 (quarenta) funcionários, sendo eles ( 1)um “ “Chef de Cozinha “, encarregado de montar e harmonizar o menu, criando elementos característicos da casa, sabores bem elaborados e que explorem as regiões do país e agrade aos variados paladares”. Ainda na cozinha contaremos com ( 1) um subchefes, 3(três) assistentes de cozinha, e 3 (três) lavadores de louças.

Para o serviço e melhor atendimento, serão contratados 10 (dez) garçons e garçonetes, 4 (quatro) entregador (moto- boys) e 1(um) monitor para espaço kids, 1(um) segurança e 2 (dois) manobrista, para garantir mais uma vez a agilidade e qualidade do nosso Restaurante e Pizzaria. À porta, estarão os hostess, com a função de simpaticamente fazerem o primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.5 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com