TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Аs dificuldades relacionadas com o desenvolvimento e a aprendizagem de alunos com necessidades especiais em sala de aula

Projeto de pesquisa: Аs dificuldades relacionadas com o desenvolvimento e a aprendizagem de alunos com necessidades especiais em sala de aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 7

1.INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem como objetivo discutir através das experiências de diferentes profissionais da área da educação as dificuldades que envolvem o dia-a-dia no espaço escolar e através desta discursão tentar encontrar algumas alternativas para contribuir na resolução dos mesmos.

2.DESENVOLVIMENTO:

Através da pesquisa proposta para realização deste trabalho,foi feita uma entrevista com três pessoas diretamente envolvidas no dia-a-dia das salas de aulas, são elas: A pedagoga Jeanette Albuquerque, que trabalha no Lar Tia Anastácia, no bairro do Rosário em Teresópolis-RJ, a professora Beatriz Bastos do Colégio George March,no bairro da Tijuca em Teresópolis-RJ e finalmente a aluna Jaqueline Rocha,que cursa o 3° ano do ensino médio no Colégio Higino da Silveira no bairro Várzea em Teresópolis- RJ. E de acordo com o que foi relatado por elas, desenvolvi este portifólio.

Comecei minha pesquisa pela aluna, onde lhe perguntei se a mesma conhecia algum aluno que tivesse dificuldade em relacionar-se com os demais, e porque ela acha que ele tivesse esta dificuldade.Ela me respondeu que sim,já havia estudado com um aluno que não conseguia se enturmar,falava muito pouco,tinha muita dificuldade em interagir com os demais na sala de aula e que os professores tinham um pouco de dificuldade para lidar com a situação, ela acredita que não passava de timidez da parte do aluno, mas questiona a postura tomada pelos professores.

Continuando o questionário, pergunto-lhe se na escola onde ela estuda existe alguém cuja forma de falar seja motivo de preconceito, e o que ela acha dessa situação?

Ela responde que não conhece ninguém que tenha passado por isso, mas acha muito ruím alguém sofrer qualquer tipo de preconceito,apesar de reconhecer que isso é mais comum do que se imagina.

Pergunto então, o que voçe considera importante para viver com tranquilidade e relacionar-se bem com todos os alunos?

Ela diz que preza muito o respeito pelas pessoas,porém acha quase impossível se relacionar bem com”todos”, pois ela afirma que sempre existe alguém que quer se sobresair aos demais e não admite ser comparado ou igualado com os outros,criando assim uma situação de distanciamento com determinados alunos.

Finalizo com ela lhe perguntando, quais as características que o aluno deve apresentar para conseguir êxito em seus estudos?

Ela responde que é fundamental ter responsabilidade,o aluno precisa ter consciência que está começando a traçar o seu futuro e assim levar a sério os momentos em que esta em sala de aula, valorizar a aprendizagem e buscar ter prazer no convívio escolar, o que faz com que haja uma leveza na pressão escolar porém, com a certeza e empenho de estar tentando fazer o seu melhor.

Continuando minha pesquisa,conforme o solicitado, busquei saber da professora Beatriz Bastos,quais as dificuldades encontradas ligadas ao desenvolvimento e aprendizagem de alunos com necessidades especiais em sala de aula?

A mesma relata que no geral a maior dificuldade encontrada no momento, é que ainda falta uma preparação adequada para se trabalhar e repassar os conteúdos a esses alunos,segundo ela, fala-se muito em inclusão porém,ainda não há uma formação adequada para todos os profissionais de educação,o que gera até mesmo uma certa insegurança, pois hoje é cada vez mais comum a presença desses alunos no cotidiano da escola,o que exige um conhecimento técnico maior por parte dos profissionais envolvidos.

Eu porém, discordo da professora,porque acho que já existem sim muitos recursos a favor da inclusão, acredito que de acordo com as necessidades apresentadas no dia-a dia cabe ao profissional envolvido no caso,o professor buscar o conhecimento adequado para aquele aluno de forma individual pois independente de portador ou não de necessidades especiais, cada aluno é um indivíduo diferente, e necessita de práticas diferentes para seu desenvolvimento.

Ao questioná-la sobre se existe em sua escola aluno que sofra preconceito por sua forma de falar, qual a sua opinião e de que forma ela lida com a situação, a Beatriz diz que no momento não há nenhum aluno passando por isso, mas já presenciou o fato, e então convesou com a turma e encaminhou o aluno ao profissional que o ajudou com as dificuldades, ela diz que procurou envolver também os pais do aluno para que o ajudassem a passar com mais segurança pela situação para que isso não gerasse nenhum tipo de trauma ao mesmo.

A minha opinião é que ela agiu da maneira correta.

Finalizando com a professora Beatriz, lhe perguntei como ela avalia o aluno que não consegue aprender com a mesma facilidade que os demais, ela então relata que usa como base a criatividade do aluno, de maneira que estimule as suas capacidades, motivando o aluno a não desanimar e sim cada vez mais buscar a sua melhor forma de absorsão do conteúdo. Segundo ela o aluno motivado é um aluno que busca automaticamente o seu melhor caminho para o conhecimento.

Concluindo então minha pesquisa, o questionamento agora é feito a pedagoga Jeanette.

Como o pedagogo pode auxiliar o professsor diante das dificuldades ligadas a inclusão do aluno que apresentam necessidades diversificadas em sala de aula?

Ela responde que cabe ao pedagogo (a) orientar, motivar e sensibilizar o professor, para que este consiga com essa parceria, desenvolver um trabalho individualizado que possua uma pedagogia diferenciada, porém necessária para diminuir as dificuldades, garantindo assim o avanço desses alunos.

Na pergunta seguinte, de que forma o responsável pelo aluno pode contribuir com a socialização do mesmo no espaço escolar?

Jeanete então responde, que acha extremamente importante a participação familiar no processo educacional dos fihos, independente de serem ou não portadores de necessidades especiais, mas, que estes em especial, a família ajuda a criar metas, e a observar se as mesmas estão sendo alcançadas, funcionando como uma espécie de termômetro. Quando a escola e a família trabalham juntas, traçando os mesmos objetivos, propiciam ao aluno uma maior segurança e capacidade de enfrentar a complexidade de sutações que possam vir a surgir, segundo ela.

Particularmente, também acredito que o envolvimento familiar é fundamental para o bom desenvolvimento de qualquer que seja o aluno, acho que a família e a escola forma uma equipe que busca alcançar ao final de todo o precesso o mesmo resultado, o desenvolvimento pleno do aluno.

Pergunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com