TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinando a demanda por dinheiro

Seminário: Determinando a demanda por dinheiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Seminário  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 2

A definição de demanda por moeda é similar à definição de demanda por qualquer outro bem. Ela pode ser definida como a quantidade de riqueza que os agentes decidem manter na forma de moeda. A maioria dos livros-texto refere-se à demanda por moeda como uma demanda por encaixes reais. Isso quer dizer que os indivíduos retêm moeda por aquilo que irão comprar em bens e serviços, isto é, os agentes econômicos estão interessados no poder aquisitivo dos encaixes monetários que possuem. Também é praticamente consenso entre os economistas que a demanda por moeda é determinada, basicamente, pela taxa de juros (quanto maior a taxa, menor o incentivo para reter moeda), pelo nível de preços (que afetaria somente a demanda nominal por moeda), pelo custo real das transações (se fosse possível transformar, imediatamente e sem custos, os fundos em dinheiro, não seria preciso manter dinheiro, já que seria possível realizar transações com a transformação do ativo rentável em moeda ocorrendo somente no exato momento em que ela se mostrasse necessária, o que permitiria que o ativo ficasse mais tempo rendendo) e pela renda. Quanto aos conceitos relativos à demanda por moeda, é correto afirmar que:

I – A demanda por moeda ocorre, geralmente, por três motivos básicos, são eles: transação que representa a guarda de moeda para se fazer pagamentos, dado que os pagamentos e os recebimentos não são perfeitamente sincronizados. Precaução é a guarda de moeda para cobrir gastos imprevistos e redistribuição representa a disponibilização de moeda para redistribuir entre pagamentos, poupança e especulação.

II – A demanda por moeda ocorre somente pelo motivo transacional que representa a guarda de moeda para se fazer pagamentos, dado que os pagamentos e os recebimentos não são perfeitamente sincronizados.

III – A demanda por moeda ocorre por três motivos: transação que representa a guarda de moeda para se fazer mediante pagamentos, dado que os pagamentos e os recebimentos não são perfeitamente sincronizados. Precaução é a guarda de moeda para cobrir gastos imprevistos e especulação em que a moeda é considerada também como reserva de valor e não apenas meio de troca. Por isso, não seria estranho que os agentes econômicos guardassem moeda ociosa, na expectativa de mudanças na taxa de juros de mercado e, assim, aplicá-la melhor no futuro.

IV – A demanda por moeda ocorre por dois motivos: transação que representa a guarda de moeda para se fazer mediante pagamentos, dado que os pagamentos e os recebimentos não são perfeitamente sincronizados e precaução que é a guarda de moeda para cobrir gastos imprevistos.

V – A demanda por moeda ocorre por diferentes motivos: organizacional que é a forma como as organizações administram seus recursos monetários. Institucionais que é a maneira em que a pessoa jurídica está constituída e sociais que é a forma como os recursos são distribuídos para atender as necessidades da sociedade como um todo.

Resposta Selecionada: d.

Somente a alternativa III é correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com