TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferencial Corporativo e Competição no Mercado de Trabalho

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  1.819 Visualizações

Página 1 de 6

feito por: Lívia Candida

Italo Roque

Jonhys

Diferencial corporativo e competição empresarial.

“O empreendedorismo corporativo, ou intra empreendedorismo, é um grande diferencial para sua carreira. Ele vai além de ter boas ideias dentro da organização em que trabalha. Os empreendedores corporativos têm uma visão sistêmica de toda a empresa, ou seja, conhecem não apenas o seu departamento, mas todas as áreas que compõem a companhia.

Eles são inovadores, sabem planejar e seguir o planejamento. E, acima de tudo, mantêm o foco no positivo. E uma consequência disto é que eles conseguem contagiar toda a equipe. “Trazem, portanto, uma sinergia maravilhosa, diminuindo os gaps entre os departamentos.”

José Roberto Marques

O diferencial corporativo de uma empresa refere-se aos funcionários que se destacam no mercado de trabalho.

Funcionários que além de desempenhar a sua função, conhecem a estrutura funcional da empresa de modo a contribuir para a expansão da companhia, eles também são inovadores sabem planejar e seguir o planejamento. E acima de tudo mantem o foco no positivo. E uma consequência disso é que eles conseguem contagiar a equipe trazem, portanto, uma boa energia evitando a separação de setores da empresa.

Pessoas com o perfil de sucesso, sempre estão à frente das suas tarefas e deveres, são sempre participativos, detém o controle dos seus deveres, nunca dizem que não são capazes de resolver uma situação, sempre buscam alternativas mais viáveis economicamente para a empresa.

O líder também é uma peça fundamenta do diferencial corporativo, a forma como administrar seus funcionários faz o diferencial da empresa. A velha forma de liderança como é citada no livro o Voo do búfalo, de comandar sempre os funcionários não dando espaço para a criatividade, é um dos maiores erros de liderança.

Os líderes devem transferir a responsabilidade do trabalho para as pessoas que o executam criar ambientes de responsabilidades no qual cada pessoa possa assumir responsabilidades, encorajam os outros a também aprenderem com rapidez.

As maiorias dos líderes gostam do poder, de serem os centros das atenções, serem visto como líderes dos búfalos, isso faz parte do diferencial negativo de uma companhia. Para se ter maior efetividade, o líder atual precisa planejar também o estado de espirito e a mentalidade das pessoas, assim o plano financeiro funcionara.

Os funcionários na sua rotina não desempenham além de suas funções por medo de cometerem erros e em consequência disso perderem seus empregos, ou de levar bronca do seu chefe. Faz parte da mudança de comportamento de um líder para aumentar a efetividade da empresa, fazer com que os empregados assumam a responsabilidade pela sua própria produtividade.

Não de o peixe ensine a pescar

Quando falamos em ensinar a pescar está se referindo ao empregado que se escora sempre no líder, quando surge um problema , não vai atrás para resolver em grupo para chegarem a melhor solução possível, estão sempre à procura do chefe para que lhes digam o que fazer, como na manada de búfalos.

No livro o voo do búfalo expressa que existem duas formas de se liderar a manada de búfalos em que o chefe é o líder de tudo, todas as coisas tem que passar por ele, tudo o que acontece tem que se aprovado por ele. Se o líder não mandar, a manada para e não faz nada. “E no voo dos gansos que voam em forma “de “ V “, todos se ajudam e podem liderar nesse método o chefe não é o centro de tudo, o maior objetivo é satisfazer o cliente, não importa de onde venham as ideias, os funcionários tomam medidas em grupo sem passar necessariamente pelo dono da companhia. Empregados que tem esse espirito de equipe que busca resolver problemas sem consultar o chefe são os que mais produzem e fazem a empresa crescer, esse é o diferencial do funcionário búfalo e do funcionário ganso.

Os diversos tipos de profissionais presentes no mercado de trabalho, que cabe destacar, está cada vez mais seletivos, um bom profissional necessita de capacitação periódica, atualizações continuas para poder se manter ou entrar no mercado. As empresas por sua vez estão cada vez mais exigentes, buscando sempre os melhores profissionais, para poder competir com as outras companhias e manter a liderança do seu referido seguimento.

O modelo corporativo estimula o grande desempenho para os clientes.

Pergunte aos seus funcionários se o que fazem é o melhor, pois um bom trabalhador busca soluções geniais, a fim de fazer com que a instituição tenha excelentes margens de lucro, e não a conduzindo de crise em crise. O modelo corporativo faz com que os funcionários busquem o grande desempenho para a empresa.

Empresas com diferencial corporativo pensam de forma estratégica.

“ O líder dos búfalos tranca a porta do celeiro depois que o cavalo é roubado”

Aprender a administrar o futuro a partir do passado é pensar de maneira estratégica. Isto é de fundamental importância para uma instituição que segue o modelo corporativo, pois o pensamento do ontem faz a empresa refletir em um problema que pode ser evitado no amanhã.

Prevendo o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com