TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença entre Multinacional e Transnacional

Por:   •  24/11/2018  •  Artigo  •  3.045 Palavras (13 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 13

Empresas Multinacionais vs Transnacionais

Kusluvan (1998), faz uma apanhado de diferentes definições de empresas multinacionais que podem ser denominadas de diversas maneiras como "empresa transnacional" (corporação), "corporações internacionais" (firmas), "corporação global", "corporação desnacionalizada", "supranacional" ou "cosmocorparação". Foi por muito tempo descrito como uma "empresa que detém e controla ativos geradores de renda em mais de um país "(Dunning, 1973). A propriedade geralmente significava participação majoritária (mais de 50% ), daí o controle, das empresas em mais de um país, nesse sentido, equivale ao investimento estrangeiro direto (IED). A definição da Organização das Nações Unidas (ONU) deu menos ênfase à propriedade. Ele disse que "todas as empresas que controlam ativos - fábricas, minas, escritórios de vendas e afins - em dois ou mais países "são empresas multinacionais (Nações Unidas, 1973: 5).

Na tentativa de quantificar o controle, a ONU (1973) argumentou que as empresas que têm 10 por cento de controle de ações com direito a voto ou 25 por cento de vendas ou ativos em um subsídio ou associado estrangeiro poderiam ser consideradas como EMNs. No entanto, não explicou o problema quanto à quantidade de propriedade necessária para exercer controle sobre subsidiárias e ser qualificado como EMNs. Os Estados Unidos, a Alemanha e a Suécia exigiram que 10% da propriedade estrangeira fosse classificada como EMN; França, 20%; Austrália, 25%; (Frank, 1980). Outro estudioso (Vernon, 1971) enfatizou o "tamanho" de EMNs e exigiu pelo menos seis países de operação e receita de vendas de US $ 100 milhões.

Outro problema na definição de EMs surgiu com o aumento do número de

envolvimento não patrimonial ou as chamadas "novas formas de investimento internacional" (Oman, 1984) ou "unbundled FDI" (Hennart, 1989) de firmas além das fronteiras nacionais, como franchising, contratos de gestão e leasing. Como resultado, a definição de empresa multinacional teve que ser ampliada. Em consonância com os novos desenvolvimentos, a empresa multinacional é definida como "uma empresa que possui ou controla atividades de valor agregado em dois ou mais países. Essas atividades podem levar à produção de bens tangíveis ou serviços intangíveis ou a uma combinação dos dois" ( Dunning, 1989: 5) A adição de valor pode envolver “aumentar a quantidade de bens, melhorando sua qualidade ou melhorando sua distribuição, espacial e temporal” (Littlejohn, 1985: 157).

Stephen Hymer uma teoria que também é conhecida como "poder monopolista ou oligopolista","imperfeição do mercado estrutural", "poder de mercado" e teoria da "organização industrial". A fim de explicar a ampla disseminação das multinacionais norte-americanas, Hymer (1960) tomou uma via distinta que muitos estudiosos confirmam que ela formou a presente teoria das EMs (Horaguchi e Toyne, 1990; Kindleberger, 1984, 1989; McClain, 1983). Ele tentou responder a três questões fundamentais: (a) por que as empresas vão para o exterior? (b) como eles são capazes de sobreviver em mercados estrangeiros em que arcam com custos iniciais (ou seja, comunicação, mal-entendido) vis-à-vis as empresas nativas? (c) por que eles querem manter o controle e a propriedade? (o caso do IDE) (Hymer, 1979). Basicamente, ele encontrou dois tipos de incentivos; "vantagens monopolistas ou oligopolísticas" que as empresas do país de origem desfrutavam das firmas do país anfitrião e "a remoção da concorrência" entre as firmas de diferentes países. Ele observou que "empresas internacionais não operam sob condições de concorrência perfeita"

(1979: 3).

Em um de seus escritos posteriores, Hymer introduziu outro grande incentivo para

empresas a ir para o exterior, ou seja, as economias de escala e o funcionamento eficiente da organização das empresas na coordenação de atividades no nível da empresa, em comparação com o nível da indústria (Horaguchi e Toyne, 1990). À luz de sua tese, especialmente em relação à primeira motivação (imperfeição de mercado baseada em vantagens monopolísticas ou oligopolísticas), vários estudos parecem ter tentado apontar vantagens e destacar o mais importante.

Hymer observou que as empresas multinacionais (EMN) estão divididas em duas direções. Por um lado, elas devem se adaptar às circunstâncias locais de cada país. Isso exige uma tomada de decisão descentralizada. Por outro lado, eles coordenam suas atividades em várias partes do mundo e estimulam o fluxo de ideias de uma parte do império para outra. Atualmente, o debate intelectual é ambientado em um espaço econômico e social diferente do dos anos 1960 e início dos anos 1970, quando Hymer estava desenvolvendo suas visões marxistas. O debate está agora ocorrendo no contexto de atividades muito expandidas de empresas transnacionais, fortes processos de globalização, o colapso do bloco oriental e mais de vinte anos de desregulamentação e liberalização de as economias do mundo nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Ietto-Gillies (2002) demonstra que dentro desses debates, alguns autores afirmam que a questão da globalização tem sido sensacionalista e que o Estado-nação não é apenas essencial para as economias do mundo e para as transnacionais, mas que sua governança ainda é muito eficaz. De fato, as empresas transnacionais estão fortemente incorporadas em seus próprios países de origem. Em contraste com essa posição, outros autores sustentam que o processo de globalização já está tão avançado a ponto de tornar o Estado-nação obsoleto e redundante. Os estados e seus governos são, de fato, vistos como um obstáculo para o funcionamento eficiente da economia na era global, e um apelo pelo seu desaparecimento em favor dos estados-regiões é emitido. Os estados-regiões são unidades geográficas menores, mais homogêneas do que todo o estado-nação do qual fazem parte. São os estados-regiões mais ricos - como o norte da Itália ou Hong Kong e sul da China - que são incentivados a separar seus estados-nação.

Held et al. (1999) consideram a globalização como um processo de transformações que requer regulamentação internacional específica e mais forte. Ietto-Gillies (2001: cap. 9) vê as empresas transnacionais e o desenvolvimento e disseminação das tecnologias da informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com