TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPANSÃO DO ÓLEO DE PALMA E SEU PAPEL NA QUESTÃO ENERGÉTICA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: UM TEMA TRANSNACIONAL APLICADO AO CONTEXTO BRASILEIRO.

Trabalho Universitário: EXPANSÃO DO ÓLEO DE PALMA E SEU PAPEL NA QUESTÃO ENERGÉTICA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: UM TEMA TRANSNACIONAL APLICADO AO CONTEXTO BRASILEIRO.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/1/2014  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de analisar o papel do óleo de palma como fonte para a produção de biocombustíveis, cuja aplicação se desenvolve como uma alternativa na composição da matriz energética mundial. Este tema é de grande relevância no estudo das Relações Internacionais, pois a questão energética é uma das prioridades para a economia e para a política externa de diversos países, e o contexto agroecológico brasileiro é determinante para analisar o desenvolvimento do óleo de palma no país.

Dessa forma, o trabalho foi dividido em três seções para analisar assuntos distintos, porém relacionados entre si. Na primeira seção foi feito um estudo sobre os fatores que determinaram a necessidade global de se encontrar substitutos para as fontes de energias fósseis, como a consciência da própria escassez do petróleo. Foi analisado também o aumento crescente da demanda por energia, a fim de viabilizar o crescimento econômico mundial. Em seguida o trabalho explica as consequências causadas pelo aquecimento global, como alterações climáticas, devido ao aumento nas emissões de dióxido de carbono. Foi analisada também a importância e o papel dos biocombustíveis neste contexto, a criação deste setor através de políticas governamentais e os interesses envolvidos. Por fim, nesta seção foram analisados os riscos inflacionários criados para o setor alimentício e os riscos ambientais e sociais da própria atividade agrária para a produção dos biocombustíveis.

Em seguida, foi necessário estreitar o campo de pesquisa e analisar, mais detalhadamente, o papel do óleo de palma em sua finalidade para a produção de biodiesel, no cenário internacional. O óleo de palma é o óleo vegetal mais consumido no mundo inteiro, e líder em eficiência produtiva. Por isso, primeiramente foram demonstrados dados a respeito da produção e consumo mundial deste óleo. Em seguida foram analisadas as questões envolvidas na relação entre os biocombustíveis e a expansão na produção do óleo de palma, estudando o um dos maiores mercados consumidores, a União Europeia. Com a ampliação do consumo do óleo de palma, aumentaram também as críticas ao setor produtivo do Sudeste Asiático, devido ao desmatamento desenfreado que deu lugar às plantações de palma nesta região. Em seguida é analisada a reação da indústria que hoje se esforça para seguir na direção da sustentabilidade e da preservação. Nesta seção há também informações sobre a promoção da proteção do mercado europeu, hoje tema central nas disputas entre os países do Sudeste Asiático e o bloco, personalizando a transnacionalidade deste tema.

Finalmente, na última seção, este trabalho demonstra o desenvolvimento do mercado brasileiro na expansão da produção do óleo de palma, e sua aplicação para o programa de biodiesel. Para garantir a ampliação do programa de biodiesel brasileiro, sem prejudicar as exportações de soja, será necessário investir na produção do óleo de palma. No país, há mais de 31 milhões de hectares desmatados autorizados para o plantio da palma, habilitando o Brasil a ser tornar líder mundial no setor. Hoje a plantação de palma ocupa apenas 12 milhões de hectares no mundo inteiro. Assim, o trabalho analisa o modo com que o governo deseja integrar a atividade, de uso intensivo de mão de obra rural, juntamente com o desenvolvimento da agricultura familiar. Dessa forma seria possível recuperar as áreas desmatadas da Amazônia e promover o desenvolvimento rural através do avanço da reforma agrária.

O nascimento deste programa tem boas iniciativas, porém o setor enfrenta grandes desafios que precisam ser superados, a fim de viabilizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com