TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinâmicas de Grupo

Resenha: Dinâmicas de Grupo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Resenha  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 5

RECREAÇÃO

Dinâmicas de Grupo

Envie sua dinâmica e enriqueça nossa página ! Quero enviar minha idéia

58. Dinâmica: " Construindo uma fogueira"

Objetivo: mostrar a importância do trabalho em equipe

Material: palitos de sorvete ou de dente

Procedimento: separar os participantes em grupos menores de pelo menos 5 componentes. Dar a cada grupo um punhado de palitos e pedir que façam uma fogueira. Cada equipe poderá pegar palitos dos outros grupos, mas deverá proteger os seus. O líder da brincadeira deverá observar e depois ressaltar quem fez o quê em cada grupo e ressaltar os que tentaram fazer tudo sozinhos, os que ficaram só olhando, os que foram tentar pegar palitos dos outros grupos por iniciativa própria e os que souberam liderar e delegar tarefas igualmente. A mesagem é que todas estas atitudes fazem parte da rotina do trabalho em equipe (feliz ou infelizmente) e cada um deverá analisar-se e pensar no que pode estar melhorando.

Contribuição enviada pela usuária: Valéria Bianconi- Campinas -SP

59. Dinâmica: " Toca do coelho"

Objetivo: quebrar o gelo fazendo com que o grupo participe da atividade e principalmente que haja integração entre o mesmo.

Material:

Procedimento: formar vários grupos de três pessoas, sendo que dois participantes vão dar as mãos simulando uma toca e o outro participante é o coelho que ficará dentro da toca, num determinado momento o professor ou instrutor da um sinal e todos os coelhos devem trocar de toca, e depois todas as tocas trocam de lugar. Após e num determinado momento o professor ou instrutor fala em voz alta ventânia e todos se dispersam como se estivesse ventando.

Após alguns segundos formam novamente grupos de três.

OBS: pode ser aplicado com pequenos e grandes grupos, e o tempo é livre teminando quando todos trocarem de lugar várias vezes.

Contribuição enviada pela usuária: Valéria Bianconi- Campinas -SP

60. Dinâmica: "do abraço"

Objetivo: sugiro uma diâmica que criei, tendo em vista o estreitamento dos laços

Material: cestinha, papel, caneta

Procedimento: Escrever os nomes de todos os participantes que já se conheçam mas que ainda não possuem laços definidos, como grupo de jovens de evangelização, colocar todos os envelopes em uma cestinha e pedir que todos tirem um papel, quando todos tiverem tirado o papelzinho, solicitar que o primeiro que tirou leia o nome em voz alta da pessoa e uma característica do colega, este que foi chamado levanta-se e dá um abraço no colega, e lê o seu papel e assim por diante.

Contribuição enviada pela usuária: Patricia ALine Von Schusterschitz Smith - Macapá AP

61. Dinâmica: " União de uma Equipe"

Objetivo: Essa dinâmica trata de como a união em grupo é importante e como um grande contato físico entre os participantes faz com que haja um grande interação entre os mesmos!

Material: Local amplo

Procedimento: O coordenador orienta a todos a se pegarem pelos braços bem apertados fazendo uma roda, ele sai da roda e tenta entrar, sendo impedido pela união dos braços, mostra que a união impede idéias contrárias. Em seguida pede que dois do grupo o se unam a ele aos braços, ele deixa cair-se pedindo que seus companheiros o segurem, mostrando como um amigo do grupo pode sustentar o outro impendindo que caia!

Contribuição enviada pelo usuário: Leonardo Nathan - Araguari MG

62. Dinâmica: " do objeto pessoal"

Objetivo: Comprometimento

Material: Objeto pessoal,

Procedimento: Solicitar ao grupo que traga de sua residência qualquer objeto de muito apego(valor emocional).

Fazer um sorteio(como se fosse amigo secreto) e trocar os objetos.

O coordenador estabelecerá um período (1 semana) para que um guarde o objeto do outro com muito carinho e troque bilhetinhos a fim de descobrir segredos sobre o colega e o objeto. Na data marcada, estes destrocarão seus pertences contando um pouco do que descobriram do outro e do objeto deste, além do cuidado especial que tiveram com o objeto.

Resultados: certa vez uma colaboradora trouxe um pacote de doce e entregou para a colega, a outra comeu tudo e no dia não tinha nada para falar nem para devolver para a amiga.

Sugestão: pode ser feito com plantas

Contribuição enviada pelo usuário: Ruth Alves - SP

63. Dinâmica: " da calha"

Objetivo: Percepção + trabalho em equipe+disciplina

Material: Cortar tiras de cartolina (larga+/- 15cm e 50cm de cumprimento), bolinha pequena e balde

Procedimento: Levar a bolinha até o balde numa tira de cartolina

Dividir a equipe em dois grupos.

Marcar um ponto de partida e o tempo (30 seg) para conduzirem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com