TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisão do trabalho e especialização do operário

Seminário: Divisão do trabalho e especialização do operário. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Seminário  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  2.739 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 2

Naquela época pelo o dá pra notar visualmente no filme tempos moderno, a preocupação básica da organização era o aumento da produtividade e o lucro, os operários eram tratados como escravos não podiam nem dá uma pausa para descansar um minuto se quer, a jornada de trabalho era longa, e com isso fabricavam determinado produto com uma péssima qualidade e o resultado para a fabrica era o aumento de custos. Os operários trabalhavam no limite das suas forças físicas e psicológicas e esse ritmo continuo levava os operários à loucura.

Naquela época os chefes não tinham comando ativo, controle e principalmente execução.

Nos dias de hoje o objetivo das organizações é o mesmo visando à produtividade e o lucro, mas com maior qualidade nos produtos, hoje em dia temos treinamentos para qualificar os funcionários, e tecnologias disponíveis. Os chefes, supervisores, coordenadores são mais ativos tem comando, controle e excutam o trabalho, foi reduzida a jornada de trabalho dos funcionários, aumento nos salário, valorização do funcionário, plano de carreira e uma série de benefícios tudo isso se deve a teoria de administração cientifica que teve inicio com Taylor e Fayol com a teoria clássica.

A única semelhança que vejo é o objetivo do presente e o passado que é a produtividade e o Lucro.

Passo 3

Aplicar na padaria Q Pão os Princípios da Escola Clássica da Administração a fim de ajudar aorganização estrutural da empresa:

1. Demonstrar como pode ser aplicado o princípio da divisão do trabalho de Taylor a fim de se atingir a eficiência na Q Pão e reduzir custos de produção.

Conceito:

Divisão do trabalho e especialização do operário.

Uma das decorrências do estudo dos tempos e movimentos foi a divisão do trabalho e a especialização do operário a fim de elevar sua produtividade. Com isto, cada operário passou a ser especializado na execução de uma única tarefa ou de tarefas simples e elementares, para ajustar-se aos padrões descritos e às normas de desempenho estabelecidas pelo método.

No caso da empresa Q pão esse conceito não basta para levar a empresa a eficiência e reduzir os custos. O que o grupo notou principalmente é que o Sr. Breed não tem voz ativa na empresa e a jornada de trabalho é muito puxada que é das 6h da manhã às 21h da noite, de segunda a segunda, incluindo feriados e com isso os funcionários não estão satisfeito, já começaria por ai reduzindo a jornada de trabalho, mas a empresa esta muito desorganizado na parte administrativa e a consequência disso se vê nos funcionários. O Grupo analisou conclui para empresa chegar à eficiência e reduzir os custos tem que seguir os 4 princípios de Taylor se ambas partes colaborarem vai ter um Ganha – Ganha. Segue abaixo os 4 princípios:

1. Principio de Planejamento: substitui no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírica-prática, pelos métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com