TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECO DO SETOR PÚBLICO: CRESCIMENTO DO GASTO PÚBLICO

Por:   •  27/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
DISCIPLINA: ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO
PROFESSOR: JEVUKS MATHEUS

ALUNA: NIELLY LIMA

MOTIVOS QUE LEVAM AO FORTE CRESCIMENTO DO GASTO PÚBLICO EM PROPORÇ ÃO DO PIB AO LONGO DOS ANOS

A função do Estado na economia modificou-se e cresceu substancialmente ao longo dos anos, algumas teorias tentam explicar esse crescimento, como a Lei de Wagner e a Lei de Baumol, crescimento este que está relacionado ao processo histórico de transformação econômica, pois cada etapa do desenvolvimento econômico requer uma participação especifica do setor público.

Um gasto público é um gasto feito pelo governo, mas existem gastos com finalidade pública que também podem ser bancados com dinheiro privado, como quando um grupo de pessoas cria uma entidade para melhorar as condições de saúde de um município, por exemplo. O gasto governamental é financiado com dinheiro de tributos, sendo este uma contribuição de cada cidadão. Para tanto, existem mecanismos que controlam como esse dinheiro será gasto e, todo gasto que o governo faz tem que ir para o orçamento público.

O gasto público impacta diretamente e indiretamente sobre o crescimento econômico, grande parte desse gasto beneficia as classes sociais, tomando uma grande porção do orçamento. Existem áreas que são custosas para o governo e parte do dinheiro é realocado para demandas importantes como educação, saúde e infraestrutura, por exemplo.

No século XX, há um crescente aumento da despesa pública em diversos países, mesmo aqueles sem intervenção estatal, países com um estado atuante em 1870, tinham participação de 12 a 18% do PIB que veio crescendo ao longo dos anos, mas ao mesmo tempo surgiam dúvidas quanto as funções do governo, e que este já havia crescido o necessário e estava prejudicando a população.

O fato é que a relação dos gastos com o PIB tem chamado atenção, e várias teorias foram criadas como a lei de Wagner. Segundo esta teoria, a proporção do gasto público na renda nacional é crescente é como se só a demanda promovesse esse crescimento. Para Adolph Wagner o crescimento resulta em um aumento da complexidade, explicando não só o crescimento presente, mas também o futuro, resultado de problemas de urbanização, o que aumenta o grau de complexidade da economia.

Ainda segundo Wagner, o desenvolvimento industrial provoca um aumento da participação do gasto público na renda nacional, em virtude de um crescimento de custos. As despesas públicas poderão ser maiores à medida que os serviços públicos aumentem ou à medida que sua renda como produtor seja maior, então a demanda por tais bens e serviços aumentaria mais do que proporcionalmente, pressionando os gastos públicos. Então, o crescimento das atividades do Estado é uma consequência natural do progresso social, o que é inevitável esse crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com