TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Entre Gastos Publicos e Crescimento

Por:   •  19/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

Colégio Anglo-Brasileiro

Aluna: Joana Palha e Marcela Callizo

Professora: Ana Paula Camargo

INDICADORES

Salvador-Ba

Qual a relação  entre gastos públicos e crescimento e desenvolvimento econômico e social? São todos os gastos equivalentes ou existem gastos que são mais importantes do que outro?

        Para responder essa pergunta, primeiro deve-se entender o que são os gastos públicos: são os valores gastos pelo Estado para custear os serviços públicos prestados à sociedade. Os gastos apresentam-se sob a forma de despesas correntes e de capital. As despesas correntes são divididas em despesas com pessoal, juros e encargos e outras despesas correntes. As outras despesas correntes correspondem às despesas executadas na manutenção dos serviços públicos existentes, tais como: Educação, Saúde e Segurança e ainda na conservação de bens móveis e imóveis. As despesas de capital são divididas em amortização da dívida, investimentos e inversões financeiras. Os investimentos representam as despesas destinadas ao planejamento e à execução de obras públicas, à aquisição de instalações, de equipamentos e de materiais permanentes. As inversões financeiras, que de forma geral também podem ser consideradas investimentos, são as despesas com aquisição de imóveis, ou de bens de capital já em utilização, a aquisição de títulos representativos de capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já construídas, quando a operação não importe aumento do capital, bem como as despesas com constituição ou aumento do capital de entidades ou empresas que visam a objetos comerciais ou financeiros, inclusive operações bancárias ou de seguros.

        Sabendo disso, percebemos que o dinheiro arrecadado para garantir o desenvolvimento econômico e social é o gasto público. Quando o governo investe o dinheiro na educação, saúde, segurança e infraestrutura tem-se um desenvolvimentos social e quando o governo utiliza o capital para amortecimento de dívidas, aquisição de títulos e em aumento do crédito tem-se o desenvolvimento econômico. Sendo assim, existe uma relação direta entre os gastos públicos e o desenvolvimento do país. Já que só se pode ter desenvolvimento se houver investimento nos setores socioeconômicos. É importante resaltar que não há uma equivalência nos gastos públicos, uma vez que a constituição prevê como direito fundamental a moradia, saúde, educação e segurança, direitos esses que sobrepõem aos demais direitos em virtude da prevalência do principio maior que é a dignidade da pessoa humana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com