TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Resenha: ECONOMIA SOLIDÁRIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  Resenha  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

ECONOMIA SOLIDÁRIA

A economia solidária é uma maneira de organizar as atividades econômicas, de produção, distribuição e consumo. Os empreendimentos na economia solidária são de propriedades das pessoas que trabalham neles e não há divisão de empregados e patrões, igual na economia capitalista, todos trabalham e administram simultaneamente na economia solidária.

O crescimento da economia solidária no Brasil é motivado pelos mais variados fatores, destacando entre eles, o desemprego e a desocupação rural pela globalização; com essa resistência nasce à luta pela sobrevivência, dando origem ao mercado informal de onde surgem as iniciativas populares como: camelôs, flanelinhas, vendedores ambulantes, etc.

A cooperativa é uma forma clássica de economia solidária, ela já existe há mais de 200 anos e é a mais importante no mundo, particularmente no Brasil. É difícil de registrar uma cooperativa de pessoas menos favorecidas. As outras formas de economia solidária são as associações e agrupamentos de produção informal.

A economia solidária foi uma estratégia criada para combater o desemprego que cresce de uma maneira desordenada no Brasil que contribui para a enorme desigualdade social . Tem também como objetivo manter o equilíbrio no mercado de trabalho formal entre a oferta e a demanda.

O objetivo desta economia é garantir que todas as pessoas tenham as melhores condições educativas, políticas, materiais e informacionais para o exercício de sua liberdade, propondo assim o bem-viver para todos e para cada um, sendo que seu principal objetivo é a minimização do desemprego proporcionando a todos uma alternativa para garantir sua renda e trabalho, podendo ser vistos de uma maneira diferente perante os olhos da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com