TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - O ENSINO SEM FRONTEIRAS

Por:   •  16/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 5

EAD – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA “O ENSINO SEM FRONTEIRAS”

Gislaine Paula Bragantin Giarola

Universidade Estadual de Maringá

O Vídeo que escolhi para este “primeiro trabalho” refere-se ao vídeo : EAD – Educação a distância “O Ensino sem fronteiras” .

É um documentário que visa demonstrar o ponto de vista das pessoas sobre esta modalidade de ensino.

O primeiro ponto discutido neste documentário, foi “Qual sua opinião sobre a Educação a distância” onde trouxe inúmeras opiniões sendo algumas a favor e outras contras. O professor Fábio Furlan, que é professor de filosofia, no ensino presencial, expôs sua opinião argumentando que já foi aluno assistindo o curso a distância, e também participou como professor desta modalidade, ressaltou ainda que é um modo de ensinar válido, quando bem planejado e estruturado, e quando há dedicação das duas partes. Já a aluna de pedagogia do ensino presencial, Fernanda Denadai, diz que por ser um maneira de estudo em casa, acredita que não agrega conhecimento algum.

O que podemos tomar em consideração a este ponto pelas pessoas que foram questionadas é que quando a pessoa não tem o conhecimento/experiência desta modalidade de educação acaba tendo um pouco de preconceito, pois desconhecem a metodologia usada.

Ainda, o vídeo mostra um texto onde o ex-ministro da educação, Carlos Chiarelli, relata que “ir contra os benefícios da EAD, é não priorizar os avanços necessários para o Brasil se tornar desenvolvido!”

Alunos de cursos a distância tem avaliação igual ou superior aos de graduação presencial no ENADE .

O resultado do Exame Nacional de Desempenhos dos estudantes, (ENADE/MEC), mostraram que das 13 áreas em que se pode comparar o desempenho dos estudantes de educação presencial, com os alunos de EAD, em 7 áreas, sendo administração, biologia, ciências sociais, física, matemática, pedagogia e turismo, ou seja mais que a metade, os alunos de EDA foram melhores, apresentando uma média de 50% a mais de rendimento que os alunos presenciais.

O documentário ainda trata sobre a democratização no ensino, ou seja a disponibilização da Educação a todos, pois é uma realidade onde a maioria dos trabalhadores que pretendem ter um curso superior, ou até mesmo um curso de especialização, não dispõem de tempo para frequentar um curso presencial, porque na maioria dos casos não há compatibilidade de horário.

A professora Isabel Linhares de Oliveira, professora Conteudista de EAD, em seu depoimento manifestou, que: considera mais importante na educação a distancia, é a democratização do ensino, relata ainda que cada vez mais o preconceito que existia no ensino a distância, está desaparecendo e que a qualidade do ensino a distância em alguns momentos é até considerada mais elevada do que o ensino presencial.

Outro ponto explorado, é sobre a flexibilidade, onde restou demonstrado que uma das vantagens ou senão a maior delas, é que o ensino a distância, dá a oportunidade para as pessoas que não têm a disponibilidade de horário para frequentar um curso presencial, e que com o ensino a distância os estudantes podem fazer o curso dentro dos horários programados pelo próprio aluno, podendo concluir assim um curso de graduação ou até mesmo pós graduação.

Por fim, o vídeo demonstra casos de superação, onde o estudante relata que para ir de sua casa até o polo ele tem que se deslocar por 300 km, e que algumas vezes até dormiu na rodoviária, mais não é por isto que ele pensa em desistir, disse ainda que dormiria muitas outras noites, até a conclusão de sem curso, que é Gestão em segurança pública.

A conclusão do vídeo trata sobre o futuro da EAD, onde o processo de desenvolvimento está atravessando um processo histórico, onde o futura irá chamar-se “Educação a Distância”, entrar neste momento é estar vivendo o processo de desenvolvimento da educação, de uma forma sistêmica e ordenada.

Carlos Reis , diz que a EAD, mudará nosso futuro, em termos que só a falta e visão, a tibieza ou a escassez de inciativas conseguirão limitar.

A tendência do ensino a distância é cada vez mais difundir, estando cada vez mais procurado, justamente por questões de democratização do ensino, flexibilidade do tempo de estudo, onde a questão da distância está cada vez menos sentida, onde a web-conferência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com