TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ERP Business Management

Projeto de pesquisa: ERP Business Management. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.847 Palavras (16 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 16

ESCOLA ESTADUAL FERNANDO DUARTE RABELO

TÉCNICO EM LOGÍSTICA

ERP de Gestão empresarial

CIGAM

VITÓRIA/ES

2014

ESCOLA ESTADUAL FERNANDO DUARTE RABELO

TÉCNICO EM LOGÍSTICA

ERP de Gestão empresarial

CIGAM

Trabalho apresentado para avaliação, na disciplina de Aplicativos Integrados, ministrada pelo professor Douglas Costa, do curso técnico em Logística. Turno noturno, da escola de Ensino médio Fernando Duarte Rabelo.

VITÓRIA/ES

2014

Sumário

1-INTRODUÇÃO 4

2-ERP - Enterprise Resource Planning - Sistema integrado de gestão empresarial 5

2.1 - ERP na atualidade 6

3- MOTIVOS PARA ESCOLHA DO CIGAM 7

4CIGAM 8

4.1 Planejamento 9

4.2 Integrações realizadas pelo cigam 10

4.3Benefícios do Cigam 11

4.4 Dificuldades do Cigam 11

4.5 Vantagens do Cigam 13

4.6 Desvantagens 14

4.7 Problemas resolvidos pelo Cigam 14

5 Estudos de casos 15

5.1 Empresa de abrasivos Icaper 15

5.2 Cigam servipro 16

6 CONCLUSÃO 18

7 BIBLIOGRAFIA 19

1-INTRODUÇÃO

A sigla (E.R.P.) significa: Enterprise Resource Planning, Planejamento de Recursos Empresariais. ERPs são sistemas desenvolvidos para controle de vários departamentos e processos de uma organização, softwares E.R.P. possuem uma grande complexidade tanto no seu desenvolvimento como no manuseio do programa em geral.

ERP - Enterprise Resource Planning - têm, nos últimos anos, se destacando como ferramenta essencial para a continuidade das operações das empresas, e como não poderia deixar de ser, para o seu gerenciamento.

Atualmente no Brasil, inúmeras companhias estão implantando ou já trabalham com um ERP.

Primeiramente grandes empresas adotaram a ferramenta. Hoje o mercado destes sistemas já está alcançando empresas de menor porte.

A implantação do ERP é um projeto caro e demorado, sendo função da complexidade dos processos e operações da empresa, do seu porte, e do escopo de implantação.

O presente trabalho fará uma abordagem sobre os ERP´s de gestão empresarial, focando informações no ERP CIGAM, que foi o selecionado para valorizar o nosso trabalho.

2-ERP - Enterprise Resource Planning - Sistema integrado de gestão empresarial

ERP é um software que melhora a gestão das empresas, automatizando os processos e integrando as atividades de Vendas, Finanças, Contabilidade, Fiscal, Estoque, Compras, Recursos Humanos, Produção e logística. Criando uma base de dados operacional e gerencial confiável, que facilita diferentes departamentos trabalharem sincronizados, evitando perda de informação, eliminando retrabalhos e reduzindo custos.

Eles representam uma ferramenta de tecnologia da informação que visam aprimorar o desempenho organizacional como um todo. Utilizam técnicas modernas, oferecem maior integração e padronização dos processos e atividades dos departamentos empresariais, além de maior fluxo de informação e respostas rápidas ao mercado.

Os sistemas ERP caracterizam-se por proporcionar às empresas atingirem suas metas e objetivos através da gestão integrada de seus sistemas.

Os principais resultados depois da implementação do ERP são melhoria da produtividade geral da empresa, ganho de qualidade nos processos e a disponibilidade de informações gerenciais rápidas e seguras para a tomada de decisão, agregando benefícios estratégicos para toda organização.

O processo de implementar um ERP passa por uma revisão dos processos de forma a identificar a adequada aderência entre as necessidades da empresa e o software a ser selecionado, o que em geral implica em mudança de cultura e quebra de vícios que podem encontrar resistências dentro das organizações, exigindo assim esforço e dedicação adicional nesta fase, mas os resultados são compensadores.

A seleção do software de gestão deve buscar uma solução com experiência no mercado, abrangente, que tenha facilidades de uso e aderência às necessidades da organização em médio prazo. É importante lembrar que mudanças são frequentes nas empresas, mercado e legislação, assim a proximidade cultural entre empresa e fornecedor são importantes para que as negociações futuras sem mantenham em equilíbrio e garantam o crescimento da organização.

O uso de um ERP passou a ser uma exigência de mercado, não há como se manter competitivo sem o uso efetivo das modernas tecnologias. Em resumo os principais benefícios com o uso do ERP são:

- Melhoria de comunicação entre departamentos, evitando divergência e perda de informações;

- Validação das informações de entrada, reduzindo de erros operacionais e retrabalhos;

- Automatização dos processos, aumentando a produtividade, eliminando controles paralelos e planilhas eletrônicas que consomem tempo e geralmente estão divergentes ou desatualizadas;

- Consolidação das informações gerenciais, facilitando análises e decisões.

2.1 - ERP na atualidade

O ambiente atual de negócios tem propiciado as empresas auferirem ganhos cada vez maiores, em torno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com