TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPECIFICAÇÕES mercado local

Projeto de pesquisa: ESPECIFICAÇÕES mercado local. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

V

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 PLANEJAMENTO DO EVENTO 4

3 CARACTERÍSTICAS DO MERCADO LOCAL 5

4 BERNARDO ALIMENTOS 6

5 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Ji-Paraná é um município do estado de Rondônia. Com uma população de 118 092 habitantes, é o segundo mais populoso do estado e o décimo sexto mais populoso da Região Norte do Brasil.

É movida principalmente pelas grandes indústrias dos setores madeireiros, agricultura e agroindústrias e de laticínios, tendo as empresas destes ramos bastante concorrência.

As empresas estão tendo que se adaptarem as novas transformações. Estão sendo desenhada em um ambiente competitivo, no qual a economia se tornou globalizada. O ritmo das inovações desafia as estratégias e a sociedade, buscam melhores condições e qualidade, e o mercado exige muito mais das empresas e a empresa exige mais dos seus colaboradores, e mais, as empresas estão procurando um ambiente agradável além de ter um conhecimento, atrelado às habilidades, que devem ser revertidos em resultados positivos.

2 PLANEJAMENTO DO EVENTO

Foi realizada uma reunião do grupo para definir como ia ser feito o trabalho, qual empresa seria visitada e definir cada função dos membros do grupo. Ficando definido da seguinte forma: as letras A, B,C e D, com a Regiane, as letras E e F para o Ricardo, as letras G e H com a Laura e o Rodrigo e as letras I e J com a Daglielle, neste sentido, cada um teria que pesquisar de acordo com as partes definidas, para nos reunirmos uma segunda vez com os tópicos prontos para alinhamento de uma visita a empresa escolhida, desta forma o grupo se reuniu mais uma vez e foi na empresa visitar e entrevistou o gerente geral Júlio César Mastrângelo que nos forneceu todas informações necessárias relacionadas a empresa e logo mais a noite ouve a reunião do grupo para juntar as ideias e elaborar o trabalho, foram realizadas várias pesquisas tanto individuais quanto em grupo em livros e na internet. Após resolvidas as questões propostas, realizamos juntos a introdução, o Planejamento do Evento, As Características do Mercado Local e a Conclusão.

3 CARACTERÍSTICAS DO MERCADO LOCAL

Os principais produtos da agricultura de Ji-Paraná em ordem decrescente de quantidade produzida são: a mandioca, o milho, o arroz e a cana-de-açúcar, café, banana, cacau, etc.

Para a compra e beneficiamento dessa produção, existe no município, uma série de cerealistas, sendo as principais, a Cerealista Vencedora na compra de café e cacau, e a Bernardo Alimentos na compra de milho, arroz e feijão. Existem também em torno de quinze lojas de revenda de produtos agropecuária sendo a principal delas a Casa do Lavrador e três revendas de maquinas agrícolas, dentre elas: Implemaq e Motonáutica Pica-Pau.

O mercado se tornou mais exigente e concorridos e os custos de produção aumentaram. Diante deste cenário, o agronegócio precisa ser cada vez mais eficiente, e utilizar estratégias para chamar a atenção do consumidor, para permanecer na atividade de processamento de grãos com lucratividade.

4 BERNARDO ALIMENTOS

A. Bernardo Alimentos Indústria e Comercio Ltda.

B. Localizada na cidade de Ji-Paraná no centro do estado de Rondônia.

C. A Bernardo Alimentos nasceu na cidade de Cianorte Paraná, em 1980 e em 1983 chegou em Rondônia, tendo hoje, três unidades na cidade de Ji-Paraná. É uma empresa familiar possui um maquinário de alta tecnologia e produzem cerca 3600 toneladas por mês e também possuem uma alta capacidade para estocagem dos mesmos. Investem para seus produtos serem os melhores, pois é uma marca bastante reconhecida por seus consumidores. Seus vendedores dispõem de sistema informatizado desenvolvimento de software próprio, até palm tops.

É uma organização versátil, ousada e determinada, a gerência faz com que os produtos finais cheguem a seus consumidores com o mais alto nível de qualidade. Nos layouts das embalagens possuem telefone e e-mails de contato para seus consumidores, com o objetivo de facilitar a compra e o contato do mesmo com a empresa. O planejamento da mesma é em médio prazo e atende a toda a região norte, sempre tendo a preocupação de passar para seu consumidor melhor preço e qualidade.

D. Possui setor produtivo voltado para a comercialização de condimentos, farináceos, grãos e sementes, a organização está bem firmada na cidade por já ter conquistado a confiança da população.

E. A estrutura organizacional consiste em atribuir a cada departamento a responsabilidade por uma função. Em uma estrutura organizacional dividida, a diretoria em geral comanda o conjunto todo, e logo abaixo, cada integrante do primeiro escalão hierárquico é responsável por uma função especifica. As funções organizacionais existentes na empresa estão no organograma ao lado:

F. Possui médio porte, por ter 127 colaboradores, levando em consideração que os critérios utilizados pelo SEBRAE e IBGE uma empresa de médio porte, no Brasil, é caracterizada pela quantidade de funcionários que ela possui. Se for indústria, é considerada como média empresa com 100 a 499 empregados. Os critérios que classificam o tamanho de uma empresa constituem um importante fator de apoio às micro e pequenas empresas, permitindo que estabelecimentos dentro dos limites instituídos possam usufruir os benefícios e incentivos previstos nas legislações.

G. O líder é flexível em suas decisões, embora seja seguro, ele é participativo no desenvolvimento das tarefas, e encoraja seus funcionários a acreditar na empresa , se preocupa com o crescimento profissional do colaborador e também com a qualidade de vida dos mesmos, o que os fazem sentir-se motivados, desta forma, se empenham para o crescimento e melhorias dentro da organização.

H.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com