TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SECTOR SUPERMARCADO

Resenha: ESTRUTURA DE MERCADO DO SECTOR SUPERMARCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Resenha  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

1 – ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA:

As principais estruturas de mercados apresentadas no texto foram: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.

Na concorrência perfeita nenhum participante tem tamanho suficiente para ter o poder de mercado para definir o preço de um produto homogêneo. Neste tipo de mercado há um grande número de vendedores (empresas) e de compradores, de forma que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante não afeta o nível da oferta (quantidade de bens ofertados), nem tampouco o preço de equilíbrio, que também não é alterado pelos compradores, que representam a demanda ou procura. As decisoes são tomadas de forma descentralizadas e os produtores são apenas tomadores de preço, o preço é determinado sempre pelo mercado e as firmas não exercem influências sobre ele. Por serem livres as modalidades de fatores a entrada e saida das firmas no mercado faz com que o lucro econômico vai á zero.

As características da concorrência perfeita são: grande número de produtores e demandantes do produto; produtos homogéneos: não existe diferenciação entre os produtos oferecidos pelas empresas concorrentes; não existem barreiras à entrada no mercado; transparência do mercado (as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado); a não intervenção do Estado (o Estado não intervém, deixando o mercado regular-se através da chamada “mão invisível da concorrência". Os preços são definidos pelo livre jogo da oferta de demanda. Assim, o equilib rio “seria sempre alcançado tanto a curto, como a médio e longo prazo”).

O monopólio caracteriza-se quando uma única empresa produz determinado bem, não existindo nenhum bem substituto próximo (exemplo a EDP em Portugal no que respeita à distribuição de energia e a Petrobrás no Brasil). Este modelo leva a que seja quase impossível entrarem novas empresas concorrentes no mercado, pela existência de barreiras à entrada. Varios sao os motivos que podem levar um mercado a se estruturar-se como um monopolio: Patentes, Licenças

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »