TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DO MERCADO

Projeto de pesquisa: ESTRUTURA DO MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 5

ESTRUTURA DE MERCADO

VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. Economia: micro e macro. 3ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

O presente autor é administrador especializado em estratégias de marketing e desenvolvimento de negócios com mais de 18 anos de experiências em diferentes setores do mercado, em especial o setor jurídico.

INTRODUÇÃO

Estruturas de mercado são modelos que captam aspectos inerentes à organização dos mercados, realçando características tais como: o tamanho das empresas, a diferenciação dos produtos, a transparência do mercado, os objetivos dos participantes, o acesso de novas empresas. No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas cinco características, são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, oligopólio, oligopsônio e concorrência monopolística. Existe uma série de modelos sobre o comportamento das empresas na formação de preços de seus produtos. A diferença maior entre esses modelos está condicionada ao objetivo ao qual a firma se propõe: maximizar lucros, maximizar participação no mercado, maximizar margem de rentabilidade sobre os cursos, etc.

A partir da demanda e da oferta de mercado são determinados o preço e quantidade de equilíbrio de um dado bem ou serviço. O preço e a quantidade, entretanto, dependerão da particular forma ou estrutura desse mercado, ou seja, se ele é competitivo, com muitas empresas produzindo um dado produto, ou concentrado em poucas ou uma única empresa.

TIPOS DE MERCADO

Concorrência perfeita: É um tipo de mercado em que há um grande número de empresas e consumidores. Não há barreiras de acesso, pois existe muitas empresas e consumidores, portanto, há muita oferta e muita procura, o próprio mercado se equilibra. Todos tendem a ter lucros.

Podemos citar algumas características desse mercado, como por exemplo, o Mercado Atomizado, os Produtos Homogêneos e a Transparência de Mercado.

 Mercado Atomizado é composto por um grande número de empresas, os bens e serviços que atuam neste mercado quase não influenciam o preço de mercado.

 Produtos Homogêneos são produtos praticamente iguais entre as empresas que ofertam.

 Transparência de Mercado são todas as informações sobre lucros, preços, etc.. são conhecidos por todos os participantes deste mercado.

Monopólio: A partir se suas características, pode se dizer que este mercado é o oposto da concorrência perfeita. Pois, nele não há concorrência nem produtos substitutos. Uma única empresa domina inteiramente a oferta de um lado e todos os consumidores de outro. Portanto, os consumidores se submetem as condições estabelecidas pelos vendedores ou simplesmente deixam de consumir o produto.

Por ser único no mercado, este tipo de empresa determina o preço de equilíbrio de acordo com a capacidade de produção. Se aumentar a oferta o preço diminui; Se reduzir a oferta o preço aumenta. Se há aumento de oferta, há queda no preço; se tiver redução da oferta, haverá aumento no preço.

Oligopólio: Caracteriza-se por sua estrutura, podendo ser um pequeno número de empresas no mercado, ex.: o automobilístico. Ou ainda, muitas empresas, mas poucas dominam a oferta de mercado, como por exemplo, as indústrias de bebidas, telefonia, Emissoras de TV.

As quantidades e os preços são determinados entre as empresas por meio de cartel, uma organização onde as empresas adotam uma politica de preço comum. O objetivo principal do oligopólio é maximizar os lucros, obtendo assim a liderança de preços.

Formas Típicas de Oligopólio: Cartel, Truste, Holding e Conglomerados.

 Cartel é uma forma de associação oligopolista, vem da palavra alemã kartell que significa acordo, contrato. No cartel, diversas empresas produtoras do mesmo ramo, fazem um acordo, sem perderem sua autonomia de operação e administração. Cada uma das empresas continua fabricando o produto, mas passa a seguir uma única orientação no que diz respeito à política de preços, características e qualidades do produto, bem como do seu volume de produção.

As empresas reunidas no cartel, não fazem concorrência entre si, uma vez que lançam produtos com as mesmas características, com os mesmos preços e idênticas taxas de lucros.

Concorrem com grande vantagem com as empresas fora do cartel, chegando mesmo a impedir a entrada de novos produtores no mercado.

 Truste é uma das formas mais agressivas de controle de mercado. O truste consiste num acordo entre diversas empresas (de diversos segmentos) que passam a ser administradas por uma nova empresa ou grupo financeiro diferente de qualquer uma delas. Esta nova empresa passa Ter o controle absoluto sobre as empresas anteriores, que perdem sua independência e parte de sua autonomia administrativa. Dessa forma o truste passa a ser o único produtor e vendedor de um determinado bem no mercado, eliminando progressivamente os demais concorrentes, absorvendo-os ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com