TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia.

Tese: Economia.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  Tese  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas

R. Para os mercantilistas, a riqueza consistia no acúmulo de metais preciosos. Já para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza (Lavoura, Mineração e Pesca)

2 – Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?

R. Adam Smith. Principais Idéias: Trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado (laissez faire), especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade, Teoria do bem estar econômico, segundo a qual o mercado operando livremente sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente como que conduzido por uma "Mão Invisível", na obtenção do máximo bem estar econômico.

3 – O que diz a teoria das vantagens corporativas? Quem foi seu autor?

R. David Ricardo. Entre dois países, regiões ou pessoas pode ser benéfico, mesmo quando um deles é mais produtivo na fabricação de todos os bens. O que importa aqui não é o custo absoluto de produção, mas a razão de produtividade que cada país possui.

4 – Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio keynesiano de demanda efetiva?

R. A lei de Say consideravam que a oferta criava a sua própria demanda. Para Keynes, um dos principais fatores responsáveis pelo volume de emprego é explicado pelo nível de produção nacional de uma economia, que por sua vez, é determinado pela demanda agregada afetiva

5 – Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos, marxistas e institucionalistas

Monetaristas: Privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de intervenção

Fiscalistas: Recomendam o uso de políticas fiscais ativas e acentuado grau de intervenção do Estado.

Pós-Keynesianos: Defendem o papel ativo do Estado na condução da atividade econômica.

Marxistas: Desenvolve teoria valor-trabalho, e consegue analisar muitos aspectos da economia com seu referencial teórico.

Institucionalistas: Rejeitam o pressuposto neoclássico de que o comportamento humano, na esfera econômica, seja racionalmente dirigido e resulte cálculo de ganhos e perdas marginais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com