TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia.

Relatório de pesquisa: Economia.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  Relatório de pesquisa  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 2

1- Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

Para os mercantilistas a riqueza consistia no acumulo dos metais preciosos e considerava que quanto maior fosse o estoque de metais preciosos, mais forte e poderoso o país seria. Para os fisiocratas a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza, em atividades como a lavoura, a pesca e a mineração.

2- Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?

Adam Smith, suas principais ideias eram: o trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado (laissez faire), especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade, Teoria do bem estar econômico, segundo a qual o mercado operando livremente sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente como que conduzido por uma "Mão Invisível", na obtenção do máximo bem estar econômico.

3- O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi o seu autor?

Essa teoria foi criada por David Ricardo, usando a Inglaterra e Portugal como exemplo e dizia que em Portugal, é possível produzir tanto vinho quanto tecidos com menos trabalho do que na Inglaterra. Entretanto, o custo relativo de se produzir tecido na Inglaterra é menor do que em Portugal. Ou seja, a Inglaterra tem um custo relativamente maior para produzir vinho e apenas custo moderado para produzir tecidos, sendo que Portugal tem facilidades para produzir os dois bens. Mesmo que seja mais barato produzir tecidos em Portugal, ainda seria melhor para Portugal produzir vinho e gerar excedente de produção e comprar tecidos fabricados pelos ingleses. A Inglaterra se beneficia deste comércio, pois o seu custo de produzir tecidos permanece o mesmo, mas pode agora obter vinho a custos menores do que antes. Portugal também se beneficiaria da especialização em vinho e também teria ganhos de comércio.

4- Qual a principal diferença entre a lei de Say e o principio Keynesiano da demanda efetiva?

Segundo o pensamento de Keynes, um dos principais fatores responsável pelo volume de emprego é o nível de produção nacional de uma economia, determinando, por sua vez, pela demanda agregada ou afetiva. Ou seja, sua teoria inverte o sentido da lei de Say na qual ele defende que a oferta cria sua própria procura, depois de destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível de emprego.

5- Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos, marxistas e institucionalistas.

Monetaristas: Privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de intervenção do Estado.

Fiscalista: Recomendam o uso de politicas fiscais ativas e acentuado grau de intervenção do Estado.

Pós-keynesianos: Defendem um papel ativo do Estado na condução da atividade economica.

Marxistas: defende a tese de que os capitalistas apropriaram-se dos meios de produção e os controla e a classe trabalhadora é explorada pelos donos dos meios de produção.

Institucionalistas: Consideram que as decisões econômicas das pessoas refletem muito mais as influencias das instituições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com