TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia: Atividade Colaborativa

Seminário: Economia: Atividade Colaborativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Seminário  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

Economia

Atividade Colaborativa

Tamanho da Fonte:

-A A +A

A Atividade Colaborativa, que deve ser elaborada em grupo e postada por um de seus membros, é realizada a partir das leituras e análises sugeridas, além das interações realizadas no Fórum Geral.

O objetivo é estimulá-l@ a resolver uma tarefa pela troca colaborativa de ideias e pela construção do conhecimento.

Responda às questões propostas no Fórum Geral e interaja com seus colegas. Lembre-se: isso contribuirá para a elaboração da tarefa a ser entregue ao tutor.

Para realizar o download do conteúdo a seguir, clique em "Download PDF”.

IMPORTANTE: A atividade – que é de elaboração coletiva e vale 3,0 pontos – deverá ser postada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) somente na aula-tema 7 e será avaliada pelo tutor, para compor a nota do 2º bimestre.

Dúvidas? Entre em contato com seu tutor.

Bom trabalho!

Aula-tema 2: Microeconomia: demanda, oferta e equilíbrio de mercado

Você já leu o resumo e os conceitos fundamentais da aula-tema 2 e assistiu a duas Web aulas. Na Web aula 1 foram apresentados conceitos relacionados à microeconomia: a curva de demanda e a curva de oferta; já na Web aula 2 você viu o conceito de elasticidade. Além disso, você realizou a Atividade de Autodesenvolvimento, cujo foco foi a compreensão dos conceitos de curva de oferta, de demanda e do ponto de equilíbrio. Agora chegou a hora de responder a atividade colaborativa.

Você vai realizar a atividade colaborativa com seu grupo. Para responder a esta pergunta, leia novamente o Capítulo 3 do livro-texto Economia[1].

Passo 1:Observe a seguinte situação-problema:

Na década de 1970, os Estados Unidos passaram por duas crises muito sérias devido ao aumento do preço do barril de petróleo. Foram os choques do petróleo de 1973 que fizeram o preço do barril subir em 400% e a crise de 1979 que causou aumento de mais 100%. Os EUA entraram em uma profunda crise causada pelo aumento dos preços dos combustíveis. Em 1998, ocorreu uma nova tentativa de aumento dos preços, como na década de 1970. Inicialmente, os americanos reagiram diminuindo o consumo de gasolina, mas isso quase não surtiu efeito. Com o passar do tempo, eles foram se adaptando a esse novo patamar de preço dos combustíveis. Dessa forma, começaram a criar alternativas para minimizar seus custos, como grupos de carona para o serviço, maior utilização do transporte público e mudança no padrão de consumo dos automóveis: dos grandes SUV (utilitários esportivos), passaram a comprar modelos menores e mais eficientes no consumo de combustível.

Passo 2: Leia novamente o Capítulo 3, do livro-texto Economia. Discuta com seu grupo os pontos mais relevantes e respondam:

• A situação-problema exposta mostra que existem três fatores que determinaram a elasticidade. Quais seriam esses fatores?

[1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com