TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito básico de competição empregado na economia da organização industrial

Por:   •  5/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.885 Palavras (12 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 12

ANGLO AMERICAN


Sumário

A empresa        3

Abordagem competitiva        3

Racionalidade        5

Tensões Organizacionais e Nível de Complexidade das Organizações        5

Instrumentos de Controle e Produção de Sustentabilidade        6

Teoria dos Stakeholders vs. Anglo American        7

Responsabilidade social        9

Valor gerado pela organização        9

Referências        10



A empresa

A Anglo American é uma empresa global de mineração diversificada, dedicando-se à exploração de diamantes, platina e outros metais preciosos como: cobre, níquel, minério de ferro e carvão. A origem do grupo remonta a 1917 e está ligada à exploração de minas na África do Sul.

No Brasil, a Anglo American está presente com dois produtos: minério de ferro (com a Minas-Rio), localizada nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, e níquel, com operações nos munícipios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás.

A empresa cuida de todas as etapas do processo de mineração: planejamento, construção, mineração, processamento, transporte e comercialização. O planejamento operacional e a construção visam verificar o ciclo de vida da mina, determinar a reabilitação da área e os reais benefícios para a comunidade onde se encontra a fim de minimizar o impacto ambiental e preservar os recursos naturais.

O processamento se inicia com a remoção de todos os contaminantes possíveis e em seguida são realizados diversos processos para a concentrar os minerais. Depois do processamento os produtos são transportados.

A geração de caixa da empresa em 2016 foi de US$ 2,6 bilhões, o EBTIDA subjacente foi de US$ 6,1 bilhões. No Brasil a empresa conta com cerca de 3.000 empregados.

Abordagem competitiva

O conceito básico de competição empregado na economia da organização industrial defende que os retornos às empresas são determinados pela estrutura da indústria dentro da qual a empresa está inserida.  Os atributos-chaves da estrutura de uma indústria que pensa em ter impacto nos retornos incluem a existência e o valor das barreiras de entrada, o número e o tamanho das empresas do segmento, a existência e o grau de diferenciação de produtos e a elasticidade geral da demanda para a indústria (Porter, 1980).

Segundo Porter (1991), a entrada de empresas em um novo mercado pode influenciar negativamente àquelas já estabelecidas no mercado, pois amplia a concorrência, o que pode resultar em redução do marketshare (parcela de mercado), aumento dos custos médios, diminuição dos preços e, portanto, redução da lucratividade.

Bain (1956), destaca quatro condições de entrada a um mercado. A primeira é a entrada fácil (easyentry) que é considerada como a situação em que não há impedimentos para a entrada de novas empresas, as firmas estabelecidas não têm vantagens potenciais sobre as entrantes, logo, as firmas estabelecidas não podem elevar seu preço persistentemente sem atrair novas empresas (BAIN, 1956).

As outras três condições de entrada, ainda de acordo com Bain, são: entrada bloqueada (blockadedentry), entrada acomodada (ineffectivelyimpededentry) e entrada inibida (effectivelyimpededentry).

O setor de indústria de minério apresenta algumas barreiras de entrantes como:

Necessidade de capital: diversas vezes há necessidade de grandes investimentos financeiros adiantados, por vezes irrecuperáveis, para competir. Isso pode dificultar a entrada de novos concorrentes. É importante notar que capital pode ser necessário não apenas para ativos fixos, mas também para crédito ao consumidor ou estoques.

Desvantagem em custo independentemente do tamanho: empresas já presentes em uma determinada indústria podem beneficiar de vantagens que novos competidores não acessarão independentemente de seu tamanho.

Políticas governamentais: o governo pode ter um papel importante na criação de barreiras mais ou menos evidentes para a entrada em determinadas indústrias. Sua ação pode variar de necessidade de licenças para operar e impostos aplicados até controles de poluição ou certificações de segurança e higiene.

Atualmente o Brasil conta com mais de 15 grandes empresas de minerações além da Anglo American, como: Vale, Samarco, Alunorte e Namisa.

A diferenciação de produtos é vista como uma dimensão da estrutura de mercado de uma indústria. De um lado, ela influencia diretamente o caráter da concorrência entre firmas estabelecidas; de outro, tende a aumentar o tamanho das barreiras à entrada.

Racionalidade

A partir do final dos anos 1970, houve uma mudança de foco e a questão ambiental passou a ser mais difundida.

Com a chegada da produção em massa passou a ser possível colocar os produtos ao alcance de mais consumidores, e assim democratizou-se uma sociedade com base no consumo (LIPOVETSKY, 2007).

Quando passam a serconfrotadosospríncipios de prosperidadeeconômica e desenvolvimento social, se estabelece um paradoxo. Para Prothero, a partir dos anos 1990 surge uma busca por soluções para as desigualdades sociais e ambientais, a atenção da sociedade se volta para o consumo, que passa a se questionar como o progresso foi atingido nas sociedade ocidentais. Considera-se que esse progresso tem base na racionalidade econômica. Enquanto as ideias que defendem a racionalidade econômica têm o objetivo de promover uma boa qualidade de vida aos cidadãos, que é disponibilizada por meio da capacidade produtiva das empresas e da organização dos indivíduos na sociedade (HOLLIDAY; SCHMIDHEINY; WATTS, 2002), em contraponto, o pensamento ambientalista incide justamente na alteração destes paradigmas, deslocando o eixo da racionalidade econômica para a ecológica (LAYRARGUES, 2000).

Notamos traços de racionalidade econômica na Anglo American.  A empresa trabalha como um viés de garantir um bom desenvolvimento ao redor das comunidades que atua para minimizar os seus impactos ambientais e possui diversas parcerias para garantir o bem estar de seus empregados e comunidade. Podemos citar como exemplo a parceria da empresa com a Technoserve, organização sem fins lucrativos que promove soluções em negócios, que está implementando um programa de empreendedorismo em diversos municípios onde a organização atua. Além disso a empresa atua também em parceria com a Women in Mining, que promove o emprego, retenção e progresso das mulheres no setor de mineração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (202.7 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com