TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Deluiz

Seminário: Economia Deluiz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Seminário  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

No decorrer dos anos, a gestão de pessoas vem sofrendo diversas modificações mediante aos sistemas habitualmente utilizados. Geralmente, estes sistemas são voltados para cargos, e a organização encontra dificuldades ao se deparar com um meio altamente modificável (DUTRA, HIPÓLITO e SILVA, 2000).

Em relação a isso, Deluiz (2001) assegura que as empresas buscam o aumento da produtividade e a qualidade dos serviços oferecidos, e os trabalhadores buscam novas formas de qualificação, visando atender as exigências do mercado. O autor ainda afirma que, como consequência, as organizações programam cada vez mais modelos de gestão que visam o enfoque em pessoas baseando-se em competências profissionais.

Neste contexto, as empresas vêm-se diante do desafio de manter a organização no mercado competitivo, para atingir determinado desafio, utiliza-se como alternativa a identificação de profissionais qualificados, visando obter um diferencial diante da concorrência (BAHRY e TOLFO 2004). A avaliação tem como objetivo “tornar dinâmico o planejamento da empresa, conseguir melhorias voltadas à produtividade, qualidade e satisfação dos clientes, bem como em relação aos aspectos econômicos e financeiros” (PONTES 2008, p 29).

Nesta perspectiva, Chiavenato (2000) afirma que os problemas organizacionais relacionados á funcionários contribui para o surgimento de métodos de avaliação de desempenho, que para o autor, auxilia na diferenciação de um modelo de avaliação para outro, podendo o gestor aplicar o modelo que atenda suas necessidades.

Desta forma, o presente estudo buscou conciliar a teoria com á prática. Utilizou-se para o desenvolvimento, pesquisas bibliográficas, em sites relacionados ao tema, artigos, enfim, métodos que proporcionaram o embasamento teórico. Logo após realizou-se um estudo de caso em uma escola municipal da cidade de Araxá-MG, visando demonstrar como a avaliação de desempenho contribui para o desempenho profissional dentro da organização. Buscou ainda conceituar avaliação de desempenho no contexto organizacional e demonstrar os métodos e modelos utilizados para realizar a avaliação.

Para David e Alan (2008, p. 185) “a meta de todo feedback é tornar o subordinado tão competente quanto possível”. Assim sendo, “as empresas precisam de resultados, os resultados significativos do trabalho das pessoas” (PONTES 2008, p. 19). Diante do exposto, questiona-se: De que forma, a avaliação de desempenho pode trazer vantagens competitivas para as organizações?

Como objetivo geral, pretendeu-se apresentar o ponto de vista da organização e dos colaboradores a importância do feedback após a avaliação de desempenho .Especificamente pretendeu-se:

 Conceituar avaliação de desempenho no contexto organizacional.

 Demonstrar os métodos e modelos de avaliação de desempenho.

 Apresentar sob a forma de um estudo de caso, como a Avaliação de Desempenho pode melhorar o desempenho profissional dentro da organização.

O tema do presente estudo foi escolhido devido à necessidade de obter informações sobre o que é feito dentro das organizações após a realização de uma Avaliação de Desempenho. Durante uma avaliação, são coletados vários dados que podem ser considerados positivos ou negativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com