TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Doméstica: Qual sua importância e benefícios na família

Por:   •  6/8/2018  •  Artigo  •  2.308 Palavras (10 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 10

“Economia Doméstica”

Slide 1 =  Tema

“Economia Doméstica: Qual sua importância e benefícios na família”

Slide 2 = O que é economia?

Economia uma palavra que tem origem no grego oikonomos, onde oikos significa casa e nomos tem como significado lei, regra, costume. Assim, etimologicamente a palavra economia pode ser entendida como as regras usadas para a administração do lar ou da casa.

Economia é a ciência que estuda os fenômenos relacionados com a obtenção e a utilização dos recursos materiais necessários ao bem-estar.

Slide 3 = Como surgiu a economia?

A economia doméstica surgiu como consequência da Revolução Industrial onde a sociedade começava a se organizar para obter um aumento em qualidade de vida.

Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. Chamamos de Revolução Industrial o processo que levou à substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico (ou artesanal) pelo sistema fabril.

As nações se transformaram industriais e suas populações se concentraram cada vez mais nas cidades.

A expansão do comércio internacional dos séculos XVI e XVII trouxe um extraordinário aumento da riqueza para a burguesia. Verificou-se que se obtinha maior produtividade e se aumentavam os lucros quando se empregavam máquinas em grande escala.

As fábricas empregavam grande número de trabalhadores. o Estado passou a participar cada vez mais da economia, regulando crises econômicas e o mercado e criando uma infra-estrutura em setores que exigiam muitos investimentos.

Slide 4 = A economia faz parte da nossa vida?

 A economia de mercado faz parte das nossas vidas mesmo que não percebamos. Desde o momento em que vamos ao mercado comprar algum produto, quando avaliamos que os preços subiram, quando ouvimos falar de crise nos noticiários, quando vendemos algo, quando compramos etc.

Mesmo que você não exerça alguma atividade ligada à economia ela está presente no nosso dia a dia e compreendê-la é fundamental para a nossa própria sobrevivência e de nossos negócios. Isso porque tudo gira em torno da economia, a base de qualquer país, sociedade ou nação.

Slide 5 = A economia pode ser dividida em dois ramos

A Economia pode ser dividida em diversos ramos de estudo, contudo, são dois os grandes ramos em que a ciência se divide: Microeconomia e Macroeconomia.

Slide 6 = Microeconomia

A Microeconomia se dedica a estudar o comportamento dos agentes econômicos que compõe a sociedade, os consumidores, famílias e indivíduos e sua relação com as empresas que produzem e prestam serviços. Analisando os fatores que interferem no preço, a lei da oferta e da procura, o que leva um consumidor a decidir por este ou aquele produto, as estratégias das empresas para alavancar as vendas e etc.

Escassez: pouco produto e muita demanda (água para construção de casas)

Pobreza: muitos produtos e poucos recursos (renda per capita 1268 –IBGE -  desnutrição)

Slide 7 = Macroeconomia

A Macroeconomia é um estudo mais geral, mais global da economia. Ela vai focar sua atenção nas políticas econômicas adotadas nos governos, no mercado financeiro, nas taxas de juro, inflação, na cotação das moedas, nas oscilações das bolsas de valores, na taxa de desemprego, no Produto Interno Bruto (PIB), nos impostos, enfim, em tudo aquilo que determina o comportamento da Economia como um todo. 

Slide 8 =  O que significa economia doméstica?

O Que Significa Economia Doméstica

A economia doméstica é a área do conhecimento que engloba conceitos de administração, educação, nutrição e serviço social. Alimentos, Nutrição e Saúde; Arte, Habitação e Vestuário; e Desenvolvimento Humano.

A economia doméstica surgiu como consequência da Revolução Industrial onde a sociedade começava a se organizar para obter um aumento em qualidade de vida.

A Economia Doméstica pode ser entendida como uma Ciência e uma Arte cujo domínio envolve o cuidado da casa e da família (MARTINS, 1981). É ciência porque supõe conhecimento de nutrição racional, higiene da família e da casa, noções de administração e finanças do lar.

Economia Doméstica visa a educar, orientar, pesquisar e entender conhecimentos aplicáveis a uma vida mais saudável, mais agradável, melhorando as condições de vida no âmbito da família e da comunidade, em prol de uma sociedade mais evoluída e mais feliz.

Slide 9 = Formação em economia doméstica

A ideia da criação de Cursos de Economia Doméstica, no Brasil, surge em 1945, por ocasião da III Conferência Interamericana de Agricultura, realizada em Caracas/Venezuela, onde houve a necessidade de um grupo técnico para orientar o agricultor e sua família sobre as formas e os melhores métodos de administração doméstica e de aproveitamento de produtos rurais. Em 1952, foi implantada a primeira Escola Superior de Ciências Domésticas, na Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, 

Slide 10 = Profissionais da Economia Doméstica

Profissionais: Desenvolvem atividades para melhorar a qualidade de vida de indivíduos e comunidades. Este profissional planeja, implanta e supervisiona programas de desenvolvimento social nas áreas de alimentação, direitos do consumidor, economia familiar, habitação, saúde e vestuário. Avalia produtos lançados no mercado e cria programas de esclarecimento ao consumidor.

Slide 11 = Inadimplência

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgaram, em agosto de 2017, que há mais de 59 milhões inadimplentes no Brasil. 

O objetivo da economia doméstica é transformar a atividade de poupar em um hábito, evitando, assim, o desperdício e incentivando o consumo sustentável. O consumo sustentável é um conjunto de práticas relacionadas à aquisição de produtos e serviços que visam diminuir ou até mesmo eliminar os impactos ao meio ambiente.

O nível de inadimplência é mais alto em famílias que recebem até 10 salários mínimos. (revista Exame)

A população hoje no Brasil, segundo o IBGE, é de 209 milhões de pessoas, ou seja, cerca de 29% da população é inadimplente.

Slide 12 = Salário mínimo

salário mínimo no Brasil teria que ser de R$ 3.899,66, de acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Slide 13 = Como dividir a renda familiar?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com