TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia E Política

Tese: Economia E Política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  Tese  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Economia e Política

1. O Brasil encontra-se como semiperiférico em relação às potências centrais. Um país que entrou tardiamente no sistema capitalista e na revolução industrial e busca alcançar objetivos de desenvolvimento. No decorrer da última década, o Brasil conseguiu aliar estabilidade política, desenvolvimento econômico e desenvolvimento social através da redução dos seus níveis de pobreza e com uma forte inserção internacional ficando com características de país emergente no contexto internacional. Melhorou em desigualdade de renda, porém ainda há grande desigualdade social. Possui um mercado consumidor altamente atrativo, variados recursos naturais e uma imensa vontade de interagir no meio internacional, mas com questões econômicas, políticas e sociais a serem solucionadas ainda.

2. A ONU ficou marcada mais pela inoperância do que pela ação. Apesar de não ter ocorrido a III Guerra Mundial, após a II Guerra houve, no Sistema Internacional, diversos conflitos de Estados pobres e pouco desenvolvidos, golpes e guerras civis. Há uma movimentação para diminuição das mazelas humanas do mundo, porém os indicadores não dão mostra de mudanças significativas em países mais pobres, como africanos.

Ideias de Milton Santos

1. Milton Santos, grande geógrafo, revolucionou a geografia desde uma Geografia Nova até a Natureza do Espaço – uma teoria completa do espaço. Via a geografia não só como uma porção de terra com contornos e formas, mas como um todo, com sua sociedade, meio ambiente, transformações, evolução e regressão e a importância do lugar para o homem. Conseguiu formular ideias críticas sobre a nova visão de mundo chamada Globalização. Tinha a visão de que o “homem lento”, era o homem que iria mudar o mundo, era o homem da periferia, que não tinha um celular, que não se escondia ou usufruía das técnicas atuais.

2. A Formação Econômica e Social abrange a geografia como um todo. Não só como o aspecto de relevo e formas, mas das suas transformações ao logo do tempo e de como isso afeta o homem como individuo e no coletivo (como sociedade). Milton Santos vai além quando cita aspectos políticos-sociais-culturais-econômicos, envolvendo a geografia.

3. A ideia de consumo nos dar a impressão de desenvolvimento econômico, o que não deixa de ser uma realidade. Por outro lado, na parte negativa do consumo é o esgotamento dos recursos naturais pela velocidade desenfreada do homem. Milton Santos cita o consumo, que é natural e necessário do ser humano para a sobrevivência e o consumismo que é uma criação cultural e social de um determinado sistema de produção, distribuição e, sobretudo, de valores. Certamente a sociedade atual com o alto consumismo deixa dívidas para as gerações futuras, esgotando os recursos naturais como o ar, a água potável, a matéria-prima e o aquecimento global.

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »