TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Life TT Easy

Tese: Economia Life TT Easy. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  Tese  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

quais as principais vantagens competitivas que a Life TT Easy obterá com a integração dos módulos do seu sistema de informação.bibliográfica formulou-se o modelo de referência. Ele foi utilizado com o objetivo de adquirir conhecimento e interpretá-lo, servindo como um guia no estudo das barreiras à implantação de um SI em uma organização. Esse modelo é constituído por seis construtos e suas respectivas variáveis, e está esquematizado na Figura 1.

• Humanos. Esse fator refere-se à comunicação entre os envolvidos no projeto e seu relacionamento. É influenciado pelos interesses pessoais, que podem provocar resistência à implantação do SI e prejudicar o trabalho em equipe. Referências a esse fator encontram-se nos trabalhos de Adam e O’Doherty (2000), Bingi et al. (1999), Prado e Takaoka (2007) e Willcocks e Sykes (2000).

• Técnicos. Esse fator constitui todas as características e recursos técnicos disponíveis no projeto. É representado pelas habilidades e capacidades dos colaboradores, bem como pelos métodos utilizados. Goguen e Linde (1993) destacaram aspectos relacionados a este construto.

• Recursos. Representa todos os recursos materiais utilizados no projeto. Trata dos investimentos e recursos financeiros, bem como o software, o hardware, a infra-estrutura de TI e o treinamento. Aspectos como premiação e remuneração também fazem parte deste construto. Goguen e Linde (1993) e Prado e Takaoka fizeram referência em seus trabalhos a aspectos relacionados a este construto.

• Gerenciamento. Este fator também é encontrado nos trabalhos de Bingi et al. (1999) e Prado e Takaoka (2007). Ele representa as atividades de gerenciamento como o planejamento, o monitoramento e a motivação da equipe. O processo de avaliação dos colaboradores e o uso de metodologias próprias para gerenciamento de projetos de TI também são considerados neste construto.

• Culturais. Características associadas a este construto são encontradas no Trabalho de Prado e Takaoka (2007). Ele trata de diferenças culturais que surgem pelo convívio de equipes multidisciplinares e pela participação de colaboradores terceirizados, que trazem consigo outra cultura organizacional. A importância atribuída a TI pela organização cliente também tem influência neste construto.

• Políticos. Este fator é mencionado por Albertin (2001). Ele representa o apoio da alta administração ao projeto. Pode ser influenciado pelas mudanças no quadro da alta administração, bem como pelas mudanças nos objetivos e estratégias organizacionais. A existência de disputas internas na alta administração e no corpo gerencial da organização pode afetar o projeto e também são considerados neste construto.

4 Metodologia da Pesquisa

Esta seção apresenta os procedimentos metodológicos que foram aplicados nesta pesquisa. O primeiro item classifica o tipo de pesquisa e os demais itens tratam dos aspectos referentes à estratégia da pesquisa, e à coleta dos dados.

4.1 Tipo de Pesquisa

A pesquisa realizada se caracteriza por ser um estudo exploratório. Segundo Selltiz (1975), os estudos exploratórios ou formuladores têm como objetivo familiarizar o pesquisador com o fenômeno ou conseguir nova compreensão deste. Esta pesquisa se enquadra nas características de um estudo exploratório e tem como objetivo principal melhorar a compreensão do pesquisador sobre as barreias à implantação de SI nas organizações.

4.2 Estratégia de Pesquisa

9

A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso. Segundo Yin (2005), trata-se de método de pesquisa empírica que investiga fenômenos contemporâneos em seu contexto real, quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos e quando existem mais variáveis de interesse do que pontos de dados.

Em um estudo de caso uma unidade de análise corresponde a um caso. Pode ser um evento, uma entidade, um indivíduo, ou até mesmo um processo de implantação em uma organização (YIN, 2005). Nesta pesquisa, a unidade de análise é o projeto de implantação de um SI em uma instituição de saúde. Trata-se de uma instituição, que é referência de qualidade, e está localizada na cidade de São Paulo. Procurou-se selecionar uma organização que estivesse passando por um processo de implantação de um SI e que tivesse larga experiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com