TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Questão

Ensaio: Economia Questão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Ensaio  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 8

ECONOMIA

1

"PIB fraco e inflação afetam mais a saúde financeira do varejo, para economistas o comércio está sendo mais afetado neste cenário, porque o contexto é de fraco avanço do consumo, em função da inflação mais alta, desaceleração do crescimento da renda nominal, dificuldades de acesso ao crédito e comprometimento de renda ainda elevado".

Valor Econômico, sexta-feira e fim de semana, 5, 6 e 7 de julho de 2013.

Para o combate ao fraco desempenho do PIB, uma das primeiras medidas do governo foi a adoção de uma política monetária expansionista, que é:

Valor da Questão: 0,39

A diminuição da taxa de juros, promovendo as decisões das empresas em investir e dos consumidores em financiar compras, combinada com ações governamentais pontuais no sentido de gerar maior liquidez no mercado, promovendo a atividade econômica.

O maior controle (ou retração) na concessão de crédito e linhas de financiamento, aumentando o custo da contratação dos empréstimos por parte das empresas e do público, pois o controle do consumo e dos níveis de inflação são suficientes para alavancar o crescimento econômico.

Uma maior concessão de crédito e linhas de financiamento combinada com o aumento do juros, aumentando o custo da contratação dos empréstimos por parte das empresas e do público, pois o controle do consumo e dos níveis de inflação são suficientes para alavancar o crescimento econômico.

O aumento da taxa de juros, afetando as decisões das empresas em investir e dos consumidores em financiar compras, pois o combate ao endividamento e o comprometimento da renda resolvem o problema do PIB fraco.

O aumento da taxa de juros combinado com um maior controle (ou retração) na concessão de crédito e linhas de financiamento, afetando as decisões das empresas em investir e dos consumidores em financiar compras, pois o combate ao endividamento e o comprometimento da renda resolvem o problema do PIB fraco.

2

Com base nos conhecimentos adquiridos na aula 5 sobre as imperfeições de mercado conhecidas por Monopólio e Oligopólio Concentrado, respectivamente, é correto afirmar que:

Valor da Questão: 0,39

É uma estrutura de mercado eficiente, pois atende na totalidade a demanda do mercado / Baixos montantes exigidos para entrar no mercado.

Em monopólio não existe desvios de eficiência, pois não há descompassos entre preços e quantidades / Esforço competitivo em P&D e inovação.

O mercado é atomizado / Os produtos são homogêneos.

É uma estrutura de mercado em que a entrada e saída de novas firmas são permitidas facilmente e de forma transparente / Elevadas barreiras a entrada.

Gera uma ineficiência do ponto de vista social, pois a quantidade produzida e vendida é inferior ao nível socialmente eficiente / Existência ou não de diferenciação de produto.

3

A tabela ao lado mostra alguns países com IDH (índice de Desenvolvimento Humano) elevado, dentre eles o Brasil, assinale a melhor alternativa para que o país melhore sua posição no ranking:

Valor da Questão: 0,39

Como o PIB e o IDH são fiéis indicadores de desenvolvimento, é suficiente ao país estimular a ampliação da capacidade produtiva para gerar bem estar social e melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano.

Não precisa haver uma mudança de perspectiva para o desenvolvimento humano, ou seja, transferir o foco do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano, já que o próprio crescimento econômico garante a apropriação de riqueza pelo conjunto da população, e o nosso país sempre foi um exemplo de como crescer distribuindo renda.

Deve prevalecer somente a perspectiva do crescimento econômico para o país melhorar seu IDH, pois o bem estar da sociedade depende exclusivamente dos seus recursos e da renda que ela pode gerar através do PIB.

Como é impossível um país crescer sem se desenvolver, o crescimento do bem estar econômico medido pelo PIB é suficiente para melhorar os três pilares do desenvolvimento humano, renda, educação e saúde.

Três pilares fundamentais devem ser estimulados para a geração de bem estar e qualidade de vida na sociedade, permitindo um vigoroso progresso a longo prazo e um olhar direcionado para as pessoas, suas oportunidades e capacidades, são eles; renda, educação e saúde.

4

Segundo os monetaristas a causa básica da inflação é a emissão de moeda em ritmo superior as necessidades da economia, em relação a reversão do processo inflacionário com uma maior contenção na emissão de moeda, duas medidas podem contribuir nesse sentido:

Valor da Questão: 0,39

Aumento do depósito compulsório pelo Bacen seguido de diminuição da taxa de redesconto também pelo Bacen.

Aumento da taxa de redesconto pelo Bacen seguida de diminuição do depósito compulsório também pelo Bacen.

Aumento do depósito compulsório pelo Bacen seguido de aumento da taxa de redesconto também pelo Bacen.

Aumento da taxa de reserva seguida de diminuição das reservas voluntárias por parte dos bancos comerciais.

Diminuição das reservas voluntárias dos bancos comerciais e aumento da taxa de reserva pelo Bacen

5

O Ministro da Fazenda disse que o governo poderá adotar medidas impopulares (contracionistas) para controlar a inflação, que rompeu o teto da meta ao acumular em março de 2013 alta de 6,59% em 12 meses. Podemos citar como medidas impopulares envolvendo política monetária no combate a inflação:

Valor da Questão: 0,39

Aumento da taxa de juros e aumento do crédito, estas duas medidas desestimulam os empréstimos e consequentemente diminuem o nível de investimentos das empresas e o consumo das famílias (as vendas à prazo), desestimulando os mercados e contribuindo para diminuir a pressão inflacionária.

Diminuição da taxa de juros e diminuição do crédito, estas duas medidas estimulam os empréstimos e consequentemente aumentam o nível de investimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com