TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Questão

Ensaio: Economia Questão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Ensaio  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 8

1

O Ministro da Fazenda disse que o governo poderá adotar medidas impopulares (contracionistas) para controlar a inflação, que rompeu o teto da meta ao acumular em março de 2013 alta de 6,59% em 12 meses. Podemos citar como medidas impopulares envolvendo política monetária no combate a inflação:

Valor da Questão: 0,39

Diminuição da taxa de juros e aumento do crédito, estas duas medidas estimulam os empréstimos e consequentemente aumentam o nível de investimentos das empresas e o consumo das famílias (as vendas à prazo), estimulando os mercados, controlando os níveis de inflação.

Aumento da taxa de juros e aumento do crédito, estas duas medidas desestimulam os empréstimos e consequentemente diminuem o nível de investimentos das empresas e o consumo das famílias (as vendas à prazo), desestimulando os mercados e contribuindo para diminuir a pressão inflacionária.

Aumento da taxa de juros e redução do crédito, estas duas medidas estimulam os empréstimos e consequentemente aumentam o nível de investimentos das empresas e o consumo das famílias (as vendas à prazo), estimulando os mercados mas contribuindo para diminuir a pressão inflacionária.

Diminuição da taxa de juros e diminuição do crédito, estas duas medidas estimulam os empréstimos e consequentemente aumentam o nível de investimentos das empresas e o consumo das famílias (as vendas à prazo), estimulando os mercados, controlando os níveis de inflação.

Aumento da taxa de juros e redução do crédito, estas duas medidas desestimulam os empréstimos e consequentemente diminuem o nível de investimentos das empresas e o consumo das famílias (as vendas à prazo), desestimulando os mercados e contribuindo para diminuir a pressão inflacionária.

2

São todos objetivos da política econômica:

Valor da Questão: 0,39

Equilíbrio das contas externas, crescimento da produção e do emprego e melhor distribuição de renda.

Crescimento da produção e do emprego, controle da inflação e maximização do lucro das empresas.

Crescimento da produção e do emprego em mercados específicos, equilíbrio das contas externas e controle da inflação.

Valorização cambial somente, equilíbrio das contas externas e controle da inflação.

Aumento dos gastos públicos, controle da inflação e crescimento da produção e do emprego em mercados específicos.

3

Segundo Milone (2005, p.485), quanto ao processo de desenvolvimento econômico, para caracterizá-lo, é necessário observar ao longo do tempo a existência de:

Valor da Questão: 0,39

Melhoria das condições de saúde, nutrição, moradia, educação e transporte, diminuição dos indicadores de pobreza, desemprego e desigualdade e crescimento dos níveis gerais de preço.

Melhoria das condições de saúde, nutrição, moradia, educação e transporte, em especial o crescimento quantitativo da economia medido pelo PIB e diminuição de indicadores de pobreza.

Crescimento do bem estar econômico medido pelo PIB e diminuição dos indicadores de pobreza, desemprego e desigualdade medido pelo PNB, além de melhoria das condições de saúde, moradia, educação e transporte.

Melhoria das condições de saúde, nutrição, moradia, educação e transporte, diminuição dos indicadores de pobreza, desemprego e desigualdade e crescimento do bem estar econômico.

Diminuição dos indicadores de pobreza, desemprego e desigualdade, em especial o crescimento do bem estar econômico medido pela produção de empresas nacionais atuando no exterior, e melhoria das condições socioeconômicas.

4

"PIB fraco e inflação afetam mais a saúde financeira do varejo, para economistas o comércio está sendo mais afetado neste cenário, porque o contexto é de fraco avanço do consumo, em função da inflação mais alta, desaceleração do crescimento da renda nominal, dificuldades de acesso ao crédito e comprometimento de renda ainda elevado".

Valor Econômico, sexta-feira e fim de semana, 5, 6 e 7 de julho de 2013.

Para o combate ao fraco desempenho do PIB, uma das primeiras medidas do governo foi a adoção de uma política monetária expansionista, que é:

Valor da Questão: 0,39

O maior controle (ou retração) na concessão de crédito e linhas de financiamento, aumentando o custo da contratação dos empréstimos por parte das empresas e do público, pois o controle do consumo e dos níveis de inflação são suficientes para alavancar o crescimento econômico.

O aumento da taxa de juros, afetando as decisões das empresas em investir e dos consumidores em financiar compras, pois o combate ao endividamento e o comprometimento da renda resolvem o problema do PIB fraco.

Uma maior concessão de crédito e linhas de financiamento combinada com o aumento do juros, aumentando o custo da contratação dos empréstimos por parte das empresas e do público, pois o controle do consumo e dos níveis de inflação são suficientes para alavancar o crescimento econômico.

A diminuição da taxa de juros, promovendo as decisões das empresas em investir e dos consumidores em financiar compras, combinada com ações governamentais pontuais no sentido de gerar maior liquidez no mercado, promovendo a atividade econômica.

O aumento da taxa de juros combinado com um maior controle (ou retração) na concessão de crédito e linhas de financiamento, afetando as decisões das empresas em investir e dos consumidores em financiar compras, pois o combate ao endividamento e o comprometimento da renda resolvem o problema do PIB fraco.

5

Segundo os monetaristas a causa básica da inflação é a emissão de moeda em ritmo superior as necessidades da economia, em relação a reversão do processo inflacionário com uma maior contenção na emissão de moeda, duas medidas podem contribuir nesse sentido:

Valor da Questão: 0,39

Aumento da taxa de reserva seguida de diminuição das reservas voluntárias por parte dos bancos comerciais.

Aumento do depósito compulsório pelo Bacen seguido de aumento da taxa de redesconto também pelo Bacen.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com