TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia TAYLOR

Tese: Economia TAYLOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Tese  •  9.532 Palavras (39 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 39

ETAPA 1 PASSO 1

A administração é considerada uma habilidade humana porque é imprescindível sua necessidade dentro de uma organização, ela pode ser nata ou adquirida, ou seja elas nascem e desenvolvem habilidades que são próprias e outras são obtidas através de necessidades ou de motivação que vão sendo adquiridas com o passar do tempo.

Para Katz o administrador precisa ter 3 habilidades, segundo ele são de naturezas:

1. Habilidade Técnica: é um método pela qual se entende e domina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento, consiste em saber utilizar métodos e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas.

2. Habilidade Humana: é a competência de trabalhar com pessoas para conquistar resultados eficientes por meio delas, refere-se à agilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de se comunicar, coordenar, liderar, motivar, e resolver conflitos. Está ligada à interação com pessoas e por meio delas.

3. Habilidade Conceitual: é a habilidade que requer maior competência, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas. Implica a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações. As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução de problemas.

Antigamente as pessoas viviam mais na forma de improvisos, sem saber exatamente no que ocasionariam de bom ou ruim para elas, por tanto Taylor, Fayol e Hawthorne, foram os percussores de teorias para que subsistisse uma espécie de um bom nível de produtividade nas organizações, com maior eficiência e maior produtividade nas organizações.

Temos como os percussores

TAYLOR

A Teoria Cientifica de Taylor apareceu com o que chamamos de ‘’exagero nas tarefas’’ surgiu durante a Revolução Industrial com o aperfeiçoamento do trabalho no nível operacional como base a divisão do trabalho, a especialização do trabalhador, a padronização das tarefas, a gratificação no salário.

Essas teorias foram desenvolvidas buscando a adaptação necessária à sobrevivência das organizações em geral como exemplo as que seguem:

* Seleção científica do trabalhador: tarefas mais comparáveis com seu conhecimento.

* Tempo-padrão: funcionário deve atingir, no mínimo, a produção padrão exigida pela empresa.

* Plano de incentivo salarial: remuneração relativo ao número de peças produzidas.

* Trabalho em conjunto: empenho dos funcionários (altos salários) e da administração da fábrica (baixo custo de produção) podem ser adaptados.

* Gerentes planejam operários executam: planejamento de responsabilidade da gerência.

* Divisão do trabalho: tarefas divididas no maior número possível de funcionários.

* Supervisão – deve ser funcional, especializada por áreas.

* Ênfase na eficiência – uma única maneira certa de realizar uma atividade.

FAYOL

Um dos mais importantes contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Dizendo que a arte da proposição de que toda organização pode ser dividida em seis grupos, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, sendo eles.

1. Funções Técnicas: estão ligadas com a produção de bens ou de serviços da organização;

2. Funções Comerciais: ligadas com a compra, venda e permutação.

3. Funções Financeiras: ligadas com a procura e gerência de capitais.

4. Funções de Segurança: ligadas com a proteção e preservação de bens.

5. Funções Contábeis: ligadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.

6. Funções Administrativas: ligadas com a integração arcada das outras cinco funções.

ELTON MAYO

Fundador das relações Humanas, professor e diretor de pesquisas da Escola de Administração de Empresas de Wardvard, após cinco experiências em Hawthorne, Mayo passa a beneficiar os seguintes pontos de vista.

* O trabalho é uma tarefa tipicamente grupal; o fabricante age como membro de um grupo e não como um indivíduo isolado.

* A organização eficiente é incapaz de elevar a produtividade se as necessidades psicológicas não forem descobertas, localizadas e satisfeitas.

* As Relações Humanas e a cooperação estabelecem a chave para impedir o conflito social.

* A administração tem uma tarefa essencial - deverá criar uma elite capaz de entender e de se advertir, através de chefes democráticos, persuasivos e simpáticos;

ETAPA 2 PASSO 1

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Henri Fayol foi o fundador da teoria clássica da administração. Ela se caracterizava pelo foco na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. O estudo das tarefas de cada indivíduo concedeu lugar a uma visão global e universal da organização. Ele dividiu as funções da empresa e criou os princípios gerais da administração, que são as bases da administração como ciência, estes princípios são úteis para estruturar qualquer organização seja qual for seu ramo de atividade e seu tamanho. Fayol via a organização como um corpo empresarial e as tarefas desse corpo eram encaixadas em 6 funções:

1. Funções técnicas: produção de bens e serviços da empresa. 2. Funções comerciais: compra venda e permutação/troca. 3. Funções financeiras: procura e gerência de capitais. 4. Funções de segurança: proteção e preservação dos bens e das pessoas. 5. Funções contábeis: inventários, registros, balanços, custos e estatísticas. 6. Funções administrativas: relacionadas com as outras cinco funções integradas, pairando acima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.2 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com