TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia da cidade de Pompeia-senadora da UE

Seminário: Economia da cidade de Pompeia-senadora da UE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Seminário  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

A economia faz parte do nosso dia-a-dia independentemente de sermos consumidores, empresários, trabalhadores, governantes ou simplesmente cidadãos. A economia através de uma visão mais expansiva, busca a melhoria do ambiente sobre a qual se tomam decisões de negócios, uma visão também conhecida como macroeconomia, já as escolhas feitas pelos agentes econômicos visando como vão afetar o mercado de bens e serviços podemos conceituar de microeconomia, tendo em vista estes dois conceitos afirma-se que a economia é a ciência da escolha.

Ao estudar e economia temos a importante oportunidade de compreender as profundas transformações ocorridas no mundo, relativos aos aspectos econômicos e sociais e analisando a economia na cidade de Senador Pompeu-CE, temos uma economia em processo de desenvolvimento, onde o fluxo circular de renda principal são os aposentados, pensionistas, servidores públicos, agricultores e indústria, sendo uma participação incipiente na economia.

Fonte: IBGE

Em relação ao tema proposto iremos abordar a forma de trabalho no campo administrativo do comércio varejista da empresa Supermercado Edmilson, onde foi realizada uma visita com seu administrador Júnior Pedrosa, nos fornecendo dados importantes para a realização deste trabalho. A empresa está instalada estrategicamente na Avenida Francisco França Cambraia, centro de Senador Pompeu-CE, caracterizada por ser uma loja de auto-serviço onde seu maior diferencial é o atendimento. Contando com diversos produtos sejam eles de gêneros alimentícios, padaria, frigorífico, perfumaria, bazar, higiene pessoal, frutas e verduras atingindo uma grande massa de clientes onde são todas pessoas físicas, não tendo uma faixa etária definida e em geral com grau de escolaridade de nível médio. Dentre os produtos mais vendidos na empresa se destacam os carros chefes que são estes: Refrigerante: Coca-cola, Café: Santa Clara, Iogurte: Danone, Lã de aço: Assolam Leite em pó: Ninho, Cachaça: Ypióca, Biscoitos: Fortaleza, quando estes produtos têm uma alta no preço os clientes não deixam de comprar não havendo o efeito substituição, já quando ocorre o efeito inflação aumento persistente e generalizado dos preços, resultando em uma perda do poder de compra da moeda. (Sandroni, 1999), para que os custos não sejam repassados ao preço diretamente o administrador é avisado antecipadamente podendo programar melhor suas compras e repassar o aumento gradativamente.

Cada cliente gasta em média no supermercado Edmilson R$ 100,00 com várias formas de pagamento seja ela cartão (crédito e débito), à vista e crediário próprio, sua principal forma de pagamento é Vendas à vista.

Pensando sempre no melhor para seus clientes seja no atendimento, na qualidade ou no preço o Supermercado Edmilson preza o respeito ao consumidor. A definição de preços é um componente crítico da estratégia de marketing, porque condiciona o faturamento e espelha a percepção que o consumidor tem dos produtos ou serviços da empresa fazendo sempre pesquisa e quem dita os preços é o mercado. Em relação aos impostos para serem repassados para os preços, sempre tenta fazer da melhor forma, mantém o preço se o fornecedor também mantiver, mas quando têm que repassar um dos pontos que considera mais importante é seus clientes e seus concorrentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com