TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro Geral da Economia na Ue

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Quadro Geral da economia na UE

A Economia da União Europeia é baseada em um modelo capitalista liberal, sendo a maior do mundo superando a do Estados Unidos em termos de PIB alcançando a marca de 13 920 541 milhões de euros. Ela tem por objetivo apoiar o crescimento econômico sustentável através de investimentos nos setores dos transportes, da energia e da investigação.

Coerência interna das políticas econômicas:

Com a criação da Zona Euro a União Europeia criou mecanismo que a retira da Zona de Livre Comércio e a remete para uma União Económica e Monetária com todos os organismos a esta inerentes, como um Banco Central Europeu ou uma coerência interna das políticas económicas. Tal coerência é controlada pela Comissão Europeia e consiste em determinar se a política econômica de cada membro da União Europeia está de acordo com os objetivos econômicos, sócias e ambientais estabelecidos ao nível de todos. A manutenção desta coerência económica então leva a que exista um Pacto de Estabilidade e Crescimento que assegura uma sincronização global da evolução económica, porém este impacto impede que os estados membros tomem medidas que beneficiem indevidamente as suas próprias economias em detrimento dos outros países da União Europeia.

Comércio Externo:

A UE é a primeira potência comercial do mundo representando 20% do volume total das importações e das exportações a nível mundial que hoje, esta assume um papel de liderança nas iniciativas de liberalização do comércio a nível mundial no interesse mútuo quer dos países ricos quer dos países pobres, o comércio livre entre os seus membros lançou as bases para o êxito da União Europeia. A mesma tem como filosofia de base, no que respeita ao comércio externo de bens, abrir o seu mercado às importações de países ou blocos económicos terceiros, na condição de que estes façam o mesmo. Em relação ao comércio dos serviços e tendo devidamente em conta a situação dos países em desenvolvimento, ou seja, permitindo-lhes que abram os seus mercados a um ritmo mais lento do que os países industrializados e, consequentemente, ajudando-os a se integrarem no comércio mundial com esta premissa a União Europeia visa em último caso a liberalizar os seus mercados e contribuir para um maior crescimento dessas economias. Esta atuação em conjunto deu-se por causa da criação de uma Pauta Externa Comum que harmonizada teve como efeito que todos os países integrantes na União Europeia tivessem de participar nas negociações comerciais internacionais enquanto um grupo único, ou um só país, o comércio externo tornou-se assim, um dos primeiros instrumentos da integração europeia, ao obrigar todos os seus membros a abdicarem da sua soberania neste campo.

 À diante, mostraremos quadros de tópicos que estão dentro da economia geral, sendo eles: Investigação, que ocupa um lugar central na estratégia da UE para tornar a sua economia mais competitiva e transporte de 2007 à 2013\14.

País

Setor empresarial

Setor público

Setor do ensino superior

Setor privado sem fins lucrativos

Alemanha

1.9

0.42

0.51

:

Áustria

2.1

0.13

0.72

0.01

Bélgica

1.72

0.2

0.51

0.01

Bulgária

0.39

0.19

0.06

0

Chipre

0.07

0.07

0.26

0.06

Croácia

0.41

0.21

0.2

:

Dinamarca

1.96

0.07

1.02

0.01

Passageiros dos transportes rodoviário, ferroviário e aéreo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com