TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia de mercado

Resenha: Economia de mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Resenha  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

Economia de mercado é um sistema econômico em que os agentes econômicos (empresas, bancos, prestadoras de serviços, etc.) podem atuar com pouca interferência governamental. É um sistema típico da economia capitalista. A economia de mercado é um dos pilares apoiados por economistas que defendem o liberalismo econômico e o neoliberalismo. De uma forma muito simples, é possível dizer que Economia de Mercado é algo que, em diferentes interpretações teóricas, tem sido designado por capitalismo.

Esse tipo de modelo é caracterizado pelo funcionamento de um sistema econômico, baseado na propriedade privada dos meios de produção, na livre concorrência, na liberdade de exercício de uma atividade econômica e no equilíbrio dos mercados através das leis da oferta e da demanda (procura).

Esta forma de modelo econômico foi muito bem retratada no documentário “A Corporação”. A corporação é uma grande empresa cujo principal objetivo é adquirir o maior lucro possível, aumentado à fortuna dos seus acionistas, independente de qual método utilize, sempre estará em busca de explorar a sociedade em geral. Não há nela preocupação com o bem-estar da população, nem com o meio ambiente, pois isto retrairia os seus lucros. A busca por mão de obra barata e leis ambientais liberais, atrai a instalação de corporações em países pobres e a população e o governo local se ilude ao imaginar que o lucro obtido a partir da produção ficará em seus territórios, pois todo lucro é levado de volta ao país de origem, onde está sua matriz, e o dinheiro é levado em dólares. Logo, é compensado pelo banco central através das exportações. Tratada como pessoa jurídica, uma corporação é formada por pessoas que visam, acima de tudo, o lucro para o negócio e consequentemente para seus donos. O documentário estabelece uma linha interessante de comparação. Por ser considerada uma “pessoa”, ele traça um diagnóstico de personalidade para a corporação: a psicopatia. Os sintomas são: impossibilidade de assumir culpa despreocupação com a vida do outro, entre outros.

Assim, o documentário trata das conseqüências que o capitalismo em geral vem causando na sociedade moderna. A busca desenfreada pelo lucro está tão intensa que as empresas estão se esquecendo dos valores éticos,ambientais e sociais, o que contribui para a construção de uma sociedade injusta,social e “doente”.

Ou seja, é caracterizada pelo funcionamento de um sistema econômico, baseado na propriedade privada dos meios de produção, na livre concorrência, na liberdade de exercício de uma atividade econômica e no equilíbrio dos mercados através das leis da oferta e da demanda (procura).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com