TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia e |Mercado

Por:   •  11/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 7

ECONOMIA E MERCADO

  1. ECONOMIA

Para estudarmos economia, devemos estudar o conceito dela, afim de entender em que parte da sociedade ela está ligada e quais suas influências.

Economia nesse caso não quer dizer economizar mas sim estudar como as pessoas e a sociedade decidem empregar os seus recursos.

        Todos nós temos várias necessidades para nos sentirmos satisfeitos, essas necessidades são crescentes e ilimitadas. Por exemplo: precisamos estudar, nos alimentar, locomover, nos vestirmos, etc. O mesmo acontece com a sociedade, também possuem necessidades a serem satisfeitas como escolas, hospitais, estradas, etc. Devemos entender que para termos tudo isso precisamos de recursos e que esses recursos são limitados, escassos.

        Como os recursos são escassos surgem alguns problemas econômicos que provocam uma insatisfação das pessoas e da sociedade, supervalorização dos bens de consumo, desigualdade de renda entre outros aspetos.

        Para que esses recursos sejam transformados em bens de consumo e isso não se torne um problema, mas sim uma solução de satisfazer as necessidades devemos nos fazer quatro perguntas importantes.

        Segundo o livro Economia e Mercado (2015, P.14), está descrito quais são estas perguntas:

  • O que produzir?

Indica que é necessário identificar a natureza das necessidades humanas, para saber quais bens e serviços produzir.

  • Quanto produzir?

Reconhece a limitação existente na disponibilidade dos fatores produtivos.

  • Como produzir?

É uma questão técnica, a qual indica que há várias maneiras de combinar os fatores de produção para a obtenção de bens e serviços.

  • Para quem produzir?

Envolve a questão da distribuição dos bens e dos serviços produzidos entre os elementos da sociedade.

  1.   Escassez de recursos

Como a economia busca uma forma de produzir ao máximo os bens e serviços com os recursos limitados, temos que entender que essa produção é finita, diferente dos nossos desejos que são ilimitados e insaciáveis, portando não conseguimos ter tudo que desejamos, temos que fazer escolhas as vezes não satisfatória.

 

  1. Sistema econômico

Segundo o livro Economia e Mercado, (2015, P.22):

O sistema econômico é a maneira como a sociedade organiza sua produção, distribuição e consumo de bens e serviços, para que seja alcançado, nessa sociedade, o maior nível de bem-estar possível.  Essa organização envolve tanto a dimensão econômica, como também a dimensão social e política de uma sociedade.

        Isso quer dizer que a sociedade não simplesmente escolhem um sistema econômico, no entanto este sistema é formado pelo seu processo histórico de guerra, disputas de interesses, que definem politicamente e economicamente a sociedade.

        Dentro deste contexto e definido quais as atividades mais importantes a serem exercidas na comunidade.

  1. Divisão do estudo econômico

Quando analisamos o sistema econômico, o estudo se concentra em unidade familiares e produtivas, ou também com grandes agregados, tendo em vista que para melhor entendimento a economia está dividida em três ramos, a microeconomia, macroeconomia e desenvolvimento econômico.

  1. Microeconomia

A microeconomia estuda como empresas e consumidores se relacionam

mercado por meio da demanda e oferta, formando e definindo preços para que os produtores e consumidores se sintam satisfeitos.

        Para a microeconomia, as diferentes unidades econômicas atuam como se fossem unidade individuais; estudam a racionalidade dos indivíduos (consumidores e empresas) diante da escassez de recursos, bens e serviços. Livro Economia e mercado, (2015, P.29).

  1. Macroeconomia

A macroeconomia oferece uma pequena visão sobre o conhecimento e o

nível de atividade econômica do pais pelas politicas governamentais.

 Segundo o livro economia e mercado, (2015, P.29).

A macroeconomia estuda o funcionamento da economia em seu conjunto, ocupando-se da determinação e do comportamento dos grandes agregados nacionais, como o produto interno bruto (PIB), que mede o total do que é produzido no país, o investimento agregado, a poupança agregada, o emprego, o consumo agregado, o nível geral de preço, os juros da economia e os índices econômicos.

1.3.3 Desenvolvimento Econômico

        

        O desenvolvimento economico estuda formas que os países devem adotar a longo prazo para ter um crescimento economico equilibrado autossustentado e com uma distribuição de renda igualitária.

        De acordo com o site disponível em: http://www.scribd.com/doc/7160071/manual-de-economia-profess-ores-da-usp.

 

Os estudos do desenvolvimento economico se concentram no entendimento dos processos econômicos e buscam melhorar as condições de vida da sociedade, ao longo do tempo, pela acumulação de recursos escassos e a geração de tecnologia capazes de aumentar a produção de bens e serviços dessa sociedade

  1. Demanda e Oferta

O estudo da demanda e da oferta são estabelecidos pela microeconomia que analisa seu comportamento, uma das formas que auxiliam na análise da microeconomia é a hipótese coeteris paribus, “tudo o mais permanece constante”, com ela podemos trabalhar com variáveis para analisar o mercado, também podemos congelar uma variável e trabalhar com as demais.

Segundo o livro economia e mercado (2015, P.36):

Se queremos avaliar o efeito do preço sobre a demanda, supomos a renda constante (mesmo sabendo que a renda também afeta a demanda de um bem), e se queremos analisar o efeito da renda sobre a demanda, considera-se o preço constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com