TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia e mercado

Por:   •  31/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.923 Palavras (8 Páginas)  •  1.921 Visualizações

Página 1 de 8

...ESTUDO DIRIGIDO – EXERCÍCIOS PROPOSTOS

Economia e Mercado – 1º Módulo

Professor: André Faria

Valor 50 pontos

Trabalho poderá ser realizado individualmente, dupla ou trio.

Turma _____

NOME DO ALUNO: _ROSICLEIA DIAS DOS SANTOS

NOME DO ALUNO: ________________________________________________________________________________

NOME DO ALUNO: ________________________________________________________________________________

  1. A partir do conceito das necessidades humanas apresentado por Maslow (pag. 160), relacione os benefícios que o Corretor de Imóveis adquire ao sindicalizar, que irão suprir algumas de suas necessidades humanas e em que nível da pirâmide essa(s) necessidade(s) se encontra(m). (4 ptos)

Amparo legal,orientação precisa,segurança no trabalho,estabilidade,remuneração Nível 1 da pirâmide

Fisiológicas;Alimentação,moradia,conforto fisico,descanso,lazer,etc.

2) Na Teoria Clássica, Fayol relacionou 14 princípios básicos na sua teoria, exceto: (2 ptos) 

  1. Disciplina: necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas para todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.
  2. Remuneração do Pessoal: deve se suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.
  3. Espírito de Equipe: o trabalho deve ser em conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.  
  4. Condições de Trabalho: o conforto do operário e o ambiente físico ganham valor, não porque as pessoas merecessem, mas porque são essenciais para o ganho de produtividade.

X

3) Dos quatro princípios fundamentais da Administração Cientifica qual deles está relacionado com a Lei da Fadiga? (2 ptos)

  1. Princípio do Planejamento
  2. Princípio da Preparação dos Trabalhadores X
  3. Princípio do Controle
  4. Princípio da Execução

4) Existem três níveis distintos de planejamento: Planejamento Estratégico, o Tático e o Operacional.

Marque com V (verdadeiro) ou F (falso) as perguntas abaixo: (2 ptos)

(  F  ) Planejamento Estratégico: é o planejamento que abrange cada departamento ou unidade da organização. Suas características são: é projeto para o médio prazo, geralmente para o exercício anual; envolve cada departamento, abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais, etc.

(   F ) Planejamento Tático: é o planejamento mais amplo e abrange toda a organização. Suas características são: é projetado no longo prazo e seus efeitos e conseqüências são estendidos para vários anos (em geral, cinco) pela frente; envolve a empresa como uma totalidade, abrange todos os recursos e áreas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos e nível organizacional.

 (   V  ) Planejamento  Operacional: é o planejamento que abrange cada tarefa ou atividade específica. Suas características são: é projetado para o curto prazo, para o imediato; envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas.

5) “Técnica utilizada para a geração de ideias, de forma estruturada ou não, que facilita a equipe levantar ações para desenvolver algum tipo de solução. Foi originalmente desenvolvida por Osborn, em 1930.”

A definição acima refere-se à: (2 ptos)

  1. Análise SWOT;
  2. Brainstorming;  X                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
  3. PDCA
  4. Fluxograma
  1. Relacione os dados da 1ª coluna com os dados da 2ª coluna. (4 ptos)

1ª COLUNA

2ª COLUNA

1 Administração

(    )

Significa a internacionalização dos negócios e do sistema produtivo e financeiro, fazendo com que o ambiente organizacional se torne imenso, complexo, mutável e incerto.

2 Ênfase na estrutura

(    )

È a corrente administrativa iniciada por Taylor e que enfatiza a administração das tarefas, isto é, focaliza a racionalização do trabalho operário, a padronização e o estabelecimento de princípios básicos de organização racional do trabalho.

3 Ênfase nas tarefas

( 1 )  

Significa a maneira de governar organizações ou parte delas. È o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz,

4 Empresa

(    )

È toda atividade humana voltada para a transformação da natureza, no intuito de satisfazer uma necessidade. Trata-se de um dos fatores de produção para os economistas, juntamente com a natureza e o capital.

5 Trabalho

( 2 )  

È o foco das teorias que consideram a Administração uma ciência que cuida da configuração e estruturação das organizações, como no caso da Teoria Clássica e Teoria da Burocracia.

6 Globalização

(  3)  

È o foco das teorias que consideram a Administração uma ciência aplicada na racionalização e planejamento das atividades operacionais, como no caso da Administração

7 Teoria Cientifica

(    )

È o conjunto orgânico e integrado de teorias, hipóteses, conceitos e idéias a respeito da Administração como ciência, técnica ou arte.

8  Habilidades humanas

(    )

È a corrente iniciada por Fayol para o tratamento da Administração como ciência na formatação e estruturação das organizações e os princípios universais de administração.

9 Teoria Geral da Administração

(    )

Consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e aplicar liderança eficaz. Facilidade no relacionamento interpessoal e grupal.

10 Teoria Clássica

(    )

È organização destinada à produção e /ou comercialização de bens ou serviços, tendo como objetivo o lucro, podendo ser classificada conforme o tipo de produção: agrícolas, industriais, comerciais e financeiras, cada qual com um modo de funcionamento próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (233.5 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com