TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia e mercado de globalização

Tese: Economia e mercado de globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Tese  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

Economia e mercado globalizados

Planos Economicos

Os esforços dos governos que se instalaram depois do período do regime militar para alcançar um nível de crescimento econômico ideal e controle de inflação resultaram em um período de muitas incertezas e de grandes mudanças na política e no cenário econômico do Brasil.Vamos analisar de modo sucinto como cada governo escolheu as políticas de combate a inflação e incentivo ao crescimento econômico.

Vamos analisar primeiro o Plano Cruzado,no Governo Sarney.Estabelece uma nova moeda,o Cruzado,tendo como principal meta combater a hiperinflação. Preços e salários são congelados, e cria-se o sistema de gatilho salarial, que consistia em aumentar automaticamente os rendimentos toda vez que os preços atingissem o percentual de 20%. A inflação, porém, volta a subir, alcançando 415,83% ao ano em 1987. Cria-se novo plano, chamado de Plano Bresser em 1987, também infrutífero, e em 1989 segue o Plano Verão, que corta mais três zeros da moeda, que agora passa a se chamar Cruzado Novo. À essa altura, o governo Sarney esperava apenas conter a inflação, não domá-la, pois em 1989 ela atinge 1782,8% ao ano.

Em 1990 se instalou no pais o governo Fernando Collor de Melo ao qual adotou o Plano Collor, Seu plano para combater a escalada de preços era drástico e arriscado, pois envolvia o confisco de valores da poupança e contas-corrente superior a CR$50,00, por 18 meses. Novo insucesso se segue, e o governo tenta novamente com o Plano Collor II, que não traria nenhuma novidade no horizonte, conseguindo conter a inflação por pouco tempo.Estas medidas não tiveram sucesso, causando profunda recessão, desemprego e insatisfação popular.

Trabalhadores, empresários, foram surpreendidos com o confisco em suas contas bancarias. O governo chegou a bloquear em moeda nacional o equivalente a oitenta bilhões de dólares.

O governo Collor também deu início às privatizações das estatais e à redução das tarifas alfandegárias. Com produtos importados a preços menores, a indústria nacional percebeu a necessidade de se modernizar e correr atrás do prejuízo.

Seis meses após o primeiro pacote econômico, Collor lançou um segundo plano, o Collor II, que também previa a diminuição da inflação e outros cortes orçamentários. Mas, novamente, não obteve êxito e só fez aumentar o descontentamento da população.

Por fim , Plano Real foi o programa brasileiro de estabilização econômica que promoveu o fim da inflação levada no Brasil, situação que já durava aproximadamente trinta anos. Até então, os pacotes economicoeram marcados por medidas como congelamento de preços

O Plano passou por três fases: O Programa de Ação Imediata, a criação da URV (Unidade Real de Valor) e a implementação da nova moeda, o Real.

O PAI – Programa de Ação Imediata - foi um conjunto de medidas econômicas elaborado em julho de 1993, que “preparou a casa” para o lançamento do Plano Real um ano depois. Nessa época, o presidente era Itamar Franco, sendo que Fernando Henrique Cardoso já era o Ministro da Fazenda.

O Programa de Ação Imediata apontou as seguintes necessidades:

- Corte de gastos públicos – de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com