TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia-introdução

Tese: Economia-introdução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução à Economia (A)

Conceito: É uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade.

Este estudo recomenda algumas definições básicas, a saber:

Necessidade: é a exigência, de caráter individual ou coletivo, que deverá ser satisfeita mediante o consumo de um bem ou serviço. Estas necessidades podem ser:

a) Individuais:

- absolutas - são comuns a todos os indivíduos e normalmente estão ligadas às necessidades básicas de origem natural ou biológica (ex.: comer, beber, vestir, abrigar-se, ... )

- relativas - são diferentes para cada indivíduo e influenciadas por uma série de fatores como valores, costumes, região, gosto, ......

b) Coletivas: são aquelas de toda a sociedade, como educação, saúde, segurança, lazer, saneamento, ......

Bens e Serviços: é tudo aquilo capaz de satisfazer uma necessidade humana, portanto, é algo que tenha utilidade. Podem ser assim classificados:

Bens livres - quando as quantidades disponíveis são muito maiores do que as exigências de consumo, ou quando o seu acesso não exige esforço ou custo (ex.: ar, luz do sol, ...

Bens econômicos - são aqueles escassos, ou seja, cuja demanda é superior a sua disponibilidade, ou que exigem custo e esforço para sua obtenção. São transferíveis e podem ser trocados entre si. São (1) bens de consumo, (2) bens intermediários e (3) bens de capital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com